10 meninas na construção dos amanhãs | Museu do Amanhã

10 meninas na construção dos amanhãs

Destaques
Close no sorriso de uma criança  / Crédito: UN Photo/Martine Perret
Início: 
sexta, 26 de maio de 2017
Término: 
sexta, 26 de maio de 2017
Local:
Auditório do Museu do Amanhã
Horário:
sex 9h-18h

A importância do investimento e da proteção das meninas brasileiras será tema do seminário ‘10 meninas na construção dos amanhãs’, realizado em parceria entre o Museu do Amanhã e o Fundo de População da ONU (UNFPA), dia 26 de maio, no auditório do Museu.

Inscreva-se gratuitamente no final desta página

Veja a programação completa

Inspirado no relatório do UNFPA ‘10 – Como nosso futuro depende de meninas nessa idade decisiva’, que mostra como a vida das meninas é radicalmente transformada a partir dos 10 anos, o evento reunirá especialistas da agência das Nações Unidas, de organizações e universidades brasileiras para debater a situação das meninas hoje, o lugar ocupado por elas nas políticas públicas e seu papel fundamental no desenvolvimento econômico e social do país nas próximas décadas. Além disso, professoras e líderes comunitárias compartilharão suas experiências de atenção à educação e à saúde de meninas em diferentes situações econômicas, sociais e familiares.

Essa também será uma oportunidade de diálogo entre diferentes gerações de mulheres brasileiras. Dez meninas de favelas e bairros nobres do Rio contarão suas expectativas diante dos vários futuros possíveis, de desafios recorrentes a cenários de plena realização - que dependem das decisões tomadas hoje pela sociedade; ao mesmo tempo, um grupo de jovens compartilhará os obstáculos enfrentados cotidianamente, que poderão continuar diante das nossas meninas, se nada mudar. A astrônoma Duília de Melo também participará do seminário, contando a sua trajetória desde menina, passando pela decisão ser cientista, e os desafios que enfrentou até a se tornar uma pesquisadora da Nasa.

O Museu do Amanhã é gerido pelo Instituto de Desenvolvimento e Gestão – IDG, e conta com patrocinadores e parcerias que garantem a manutenção e execução dos projetos e programas ao longo do ano. O projeto é uma iniciativa da Prefeitura do Rio de Janeiro, concebido em conjunto com a Fundação Roberto Marinho, instituição ligada ao Grupo Globo.