Ah, Molécula! | Museu do Amanhã

Esculturas infláveis marcam Semana da Água no Museu do Amanhã

Exposições Temporárias
Instalação da artista Suzana Queiroga é composta por três esculturas infláveis flutuantes que representam espacialmente moléculas de água (H2O)
Início: 
segunda, 20 de junho de 2016 10:00
Término: 
domingo, 24 de julho de 2016 18:00
Local:
Espelho d´Água
Horário:
seg 10h-18h

A instalação “Ah, Molécula!”, da artista carioca Suzana Queiroga, consiste na montagem de três esculturas infláveis flutuantes representando espacialmente moléculas de água (H2O). As peças, coloridas, ficarão no espelho d'água junto à entrada principal do Museu, entre os dias 20 de junho e 25 de julho. A instalação faz parte da programação que o Museu do Amanhã criou para a Semana da Água.

- As possibilidades de representação da molécula de água no espaço são marcantes graças à sua conhecida estrutura caracterizada por uma perfeita e bela simetria - diz Suzana. - Diante disso, optei por uma apresentação minimalista, utilizando-me de esferas e de cores próximas ao universo da água. O objetivo é que essa conversa da arte com a ciência possa gerar alguma reflexão e a consequente conscientização da população sobre a questão da crise hídrica.

A instalação é parte dos eventos da Semana da Água no Museu do Amanhã, promovida com o objetivo de aproximar o público das grandes questões sobre os rumos do planeta. A programação conta com o seminário "Crise Hídrica no Brasil: ontem, hoje e amanhã", que acontece no dia 24 de junho, e com a exposição fotográfica "Da abundância à escassez", que pode ser vista entre os dias 21 de junho e 31 de julho.

Suzana Queiroga é artista plástica com um vasto currículo de exposições no Brasil e em várias partes do mundo. Estudiosa da ciência, ela vem há muito tempo se destacando por suas representações artísticas de ideias científicas, questões ligadas à ecologia e, principalmente, por seus estudos sobre a água e o ar.

 

 

 

O Museu do Amanhã é gerido pelo Instituto de Desenvolvimento e Gestão – IDG, e conta com patrocinadores e parcerias que garantem a manutenção e execução dos projetos e programas ao longo do ano. O projeto é uma iniciativa da Prefeitura do Rio de Janeiro, concebido em conjunto com a Fundação Roberto Marinho, instituição ligada ao Grupo Globo.