Amazônia hoje, savana amanhã? | Museu do Amanhã

Amazônia hoje, savana amanhã?

Observatório do Amanhã
Desmatamendo ilegal no Pará / Foto: Ana Cotta
Início: 
terça-feira, 27 de setembro de 2016
Término: 
terça-feira, 27 de setembro de 2016
Local:
Observatório do Amanhã
Horário:
ter 15h30-17h

 

Lar de uma em cada dez espécies do planeta, de metade das florestas tropicais e de uma grande reserva de água doce do mundo, a Amazônia sofre com a extração de madeira, a mineração, a agropecuária, e, agora, até mesmo pela construção de usinas hidrelétricas.

Todo este desmatamento associado ao aumento da temperatura do planeta pode transformar a Amazônia em uma savana neste século, afetando profundamente a biodiversidade e o clima do planeta. Para explicar os riscos e as consequências da savanização da Amazônia, o Museu do Amanhã promoverá uma palestra com o climatologista Carlos Nobre, dia 27/09, às 15h30, no Observatório do Amanhã.

Inscreva-se gratuitamente no final desta página

Membro do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), que recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 2008, Carlos Nobre é um dos maiores pesquisadores brasileiros dos impactos da ação humana sobre o clima do planeta, também sendo presidente dos Conselhos Diretores da Rede Brasileira de Pesquisas sobre Mudanças Climáticas (Rede CLIMA) e do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas. É consultor do Museu do Amanhã.
 

 

O Museu do Amanhã é gerido pelo Instituto de Desenvolvimento e Gestão – IDG, e conta com patrocinadores e parcerias que garantem a manutenção e execução dos projetos e programas ao longo do ano. O projeto é uma iniciativa da Prefeitura do Rio de Janeiro, concebido em conjunto com a Fundação Roberto Marinho, instituição ligada ao Grupo Globo.