Mistérios e novidades da arte do Porto | Museu do Amanhã

Arte do porto às alturas

Especial
A imagem é em um galpão com grandes janelas e paredes de tijolo. Em primeiro plano, uma mulher negra trabalha em uma máquina de costura. Atrás dela, duas mesas cheias de tecidos. Ao fundo, na parede de tijolos, estão estandartes com motivos religiosos e carnavalescos

Com coreografias de pernas de pau, espetáculos que misturam teatro de rua, circo e música ao vivo, a Grande Companhia Brasileira de Mystérios e Novidades é um movimento cultural independente que há mais de duas décadas enche de arte a Zona Portuária do Rio. A “escola sem paredes” busca valorizar as tradições culturais brasileiras oferecendo exposições, seminários e oficinas no bairro da Gamboa. Com forte ligação com o carnaval, não é raro ver um de seus integrantes no alto de suas “pernas” desfilando em diversos blocos de rua do Rio, com figurinos e adereços produzidos na próprio coletivo. Saiba mais sobre essa história no especial "O Porto do Rio e a construção da alma carioca".

Saiba mais no especial "O Porto do Rio e a construção da alma carioca".