Verde é a cor mais robótica | Museu do Amanhã

Construindo Proto-ecologias

LAA | Laboratório de Atividades do Amanhã
Início: 
quarta, 27 de abril de 2016
Término: 
sábado, 30 de abril de 2016
Local:
Lounge do Museu do Amanhã
Horário:
qua - sex 9h-20h
sab 9h-18h

Avanços na inteligência artificial, fabricação robótica, carros sem motorista, drones e outras formas de robótica móvel e incorporada estão prestes a coabitar nosso ambiente construído. À medida que estas tecnologias tornam-se parte das ferramentas de projetos arquitetônicos, nossas típicas considerações estéticas sobre espaço, forma e superfície, se expandem para abarcar preocupações comportamentais. Cada vez mais ativo, responsivo e cinético, o material do ambiente construído vem ganhando vida e autonomia próprias.

Para oferecer um entendimento mais prático deste novo mundo que, literalmente, começa a se construir, o Laboratório de Atividades do Amanhã em pareceria com o Núcleo de Artes e Novos Organismos (NANO – EBA/UFRJ), o Laboratório de Modelos e Fabricação Digital (LAMO3D – FAU/UFRJ) e a Bartlett School of Architecture (Reino Unido) – através de seu programa de mestrado Laboratório de Arquitetura Interativa – apresentam o workshop “Construindo Proto-ecologias”.

Ao longo de quatro dias de evento (veja abaixo a programação completa), arquitetos, designers, artistas e o público em geral terão a oportunidade de investigar uma abordagem comportamental de projetos, programação, eletrônica, redes, mecânica, materiais e novos métodos de fabricação e ainda discutir questões tais quais: Como a robótica irá mudar a maneira como construímos as nossas casas e cidades? Como será que esta nova arquitetura responsiva se comportará? Como é constituída uma arquitetura viva? Qual o papel dos arquitetos num mundo progressivamente mediado por tecnologias responsivas e sensoriais?

Para participar do workshop, basta preencher o formulário on-line e aguardar confirmação. O evento acontece no longe do Museu do Amanhã, junto à Exposição Principal.

Sobre o Laboratório de Arquitetura Interativa (IAL-UCL)

O Laboratório de Arquitetura Interativa é um programa de mestrado na Bartlett School of Architecture, University College London. O programa é voltado para estudos em Comportamento e Interação dos Objetos, Ambientes e seus Habitantes. As áreas de interesse incluem Ambientes Adaptáveis e Responsivos, Projetos Cinéticos e Robótica, Performances e Coreografia, Interfaces Multi-sensoriais e Internet das Coisas.

Programação

Dia 27/04
9h: Abertura
9h30: Introdução à arquitetura interativa
10h30: Introdução à construção de proto-ecologias
11h30: Divisão de grupos
13h – 14h: Introdução às ferramentas: Grasshopper, Pneumatics e Arduino
17h – 20h: Introdução às ferramentas (continuação)

Dia 28/04
9h: Desenvolvimento de projeto e finalização do treinamento técnico
13h – 20h: Desenvolvimento do workshop

Dia 29/04
9h – 20h: Desenvolvimento do workshop

Dia 30/04
9h – 13h: Finalização dos projetos
13h – 15h: Simpósio – Bartlet (UK), LAMO3D (PROURB-FAU/UFRJ) e NANO (PPGAV-EBA/UFRJ)
15h – 16h: Apresentação dos projetos desenvolvidos
16h – 18h: Encerramento

O Museu do Amanhã é gerido pelo Instituto de Desenvolvimento e Gestão – IDG, e conta com patrocinadores e parcerias que garantem a manutenção e execução dos projetos e programas ao longo do ano. O projeto é uma iniciativa da Prefeitura do Rio de Janeiro, concebido em conjunto com a Fundação Roberto Marinho, instituição ligada ao Grupo Globo.