Educar para equidade, educar para autonomia | Museu do Amanhã

Educar para equidade, educar para autonomia | Encontro entre Educadores

Educativo
Mãos de criança brincando com cartas
Início: 
sábado, 10 de junho de 2017
Término: 
sábado, 22 de julho de 2017
Local:
Terreiro de Curiosidades
Horário:
sab 9h-12h30

“Ensine-a a consertar as coisas quando quebram. A gente supõe rápido demais que as meninas não conseguem fazer várias coisas. Deixe-a tentar. Ela pode não conseguir, mas deixe-a tentar. Compre-lhe brinquedos como blocos e trenzinhos — e bonecas também, se você quiser”. Chimamanda Ngozi Adichie
    
Convidamos educadores e entusiastas do aprender a passar uma manhã refletindo sobre gênero na sociedade e nos processos educativos. Jogos e dinâmicas em grupo, organizados pela equipe de educadores do Museu, são disparadores para a conversa que perpassa tópicos como a relação desigual que se estabelece no mercado de trabalho e conceitos como Sororidade e Equidade. Este tema será abordado nos dias 10 e 24 de junho e 8 e 22 de julho, no Terreiro de Curiosidades do Museu do Amanhã. O Encontro entre Educadores integra o Programa de Formação em Cultura e Ciência.

Inscreva-se gratuitamente no final desta página

Paulo Freire propõe que a educação seja um processo que possibilite nos assumir como “sujeitos da procura, da decisão, da ruptura, da opção, como sujeitos históricos, transformadores (...)”. Nesse sentido, identificar uma estrutura onde, em geral, homens e mulheres ainda não são educados da mesma forma parece ser o primeiro passo para a construção da equidade de gênero em algum momento. Afinal, onde começam a serem delimitados os papéis que homens e mulheres desempenham na sociedade se não em todos os espaços onde as práticas educativas ocorrem (sejam esses a escola, a casa, um museu ou qualquer lugar onde haja pessoas)? 

  • Todos os Encontros entre Educadores contam com intérprete de LIBRAS

  • Inscreva-se em apenas uma das datas

  • Entrada pela fila expressa do Museu, a partir das 08h45

  • A participação é gratuita e inclui visita livre pelo Museu

  • Haverá lista de espera do dia

  • A tolerância será de até 30 minutos, após esse período as vagas não preenchidas serão disponibilizadas na lista espera

  • As vagas são limitadas a 20 participantes por encontro
O Museu do Amanhã é gerido pelo Instituto de Desenvolvimento e Gestão – IDG, e conta com patrocinadores e parcerias que garantem a manutenção e execução dos projetos e programas ao longo do ano. O projeto é uma iniciativa da Prefeitura do Rio de Janeiro, concebido em conjunto com a Fundação Roberto Marinho, instituição ligada ao Grupo Globo.