Einstein sorri | Museu do Amanhã

Einstein sorri

Observatório do Amanhã

A comprovação das ondas gravitacionais é a grande notícia da semana e confirma uma previsão fundamental da Teoria Geral da Relatividade, de Albert Einstein. Pesquisadores do LIGO (Laser Interferometer Gravitational-Wave Observatory) foram capazes de fazer o registro inédito de perturbações causadas pela distorção gravitacional do espaço-tempo. O vídeo acima, do jornal The New York Times, apresenta uma explicação completa sobre o fenômeno.

As ondas observadas no experimento tiveram origem na interação de dois buracos negros que colidiram em uma galáxia distante. O fenômeno, que era investigado há tempos, já havia sido previsto por Einstein em 1915, em sua Teoria Geral da Relatividade, que diz que todos os corpos em movimento devem produzir perturbações no espaço-tempo que se propagariam na forma de ondas.

O estudo das ondas gravitacionais permitirá aprofundar a exploração e o entendimento do universo. É mais um passo para responder a primeira pergunta de nossa Exposição Principal - e talvez da Humanidade: de onde viemos?

O Museu do Amanhã é gerido pelo Instituto de Desenvolvimento e Gestão – IDG, e conta com patrocinadores e parcerias que garantem a manutenção e execução dos projetos e programas ao longo do ano. O projeto é uma iniciativa da Prefeitura do Rio de Janeiro, concebido em conjunto com a Fundação Roberto Marinho, instituição ligada ao Grupo Globo.