Mostra VerCiência | Museu do Amanhã

Mostra VerCiência

Destaques
Início: 
sábado, 19 de dezembro de 2015
Término: 
domingo, 20 de dezembro de 2015
Local:
Auditório
Horário:
sab 13h-18h

A Mostra Ver Ciência reúne 13 programas de TV, com durações entre 7 e 60 minutos, que terão sessões consecutivas no auditório do Museu do Amanhã, das 11h às 18h. A entrada é gratuita, sujeita à lotação de 378 lugares do local. Veja a lista completa dos títulos:

Hubble, 25 anos revelando o universo invisível
Invisible Universe Revealed                              
NOVA-WGBH / Estados Unidos
Chris Schmidt/Melanie Wallace/Julia Cort/Paula Apsell | 2015 | 54min
Há 25 anos, a NASA iniciou uma das experiências mais ambiciosas na história da astronomia: o Telescópio Espacial Hubble. Em seus primeiros dias, o Hubble quase foi condenado ao fracasso: um erro milimétrico de construção o transformaria em objeto inútil. Coube a cinco decididos astronautas a missão de restaurá-lo, assegurando a extraordinária produção de dados que mudou definitivamente nossa compreensão do cosmos.

À procura de ondas gravitacionais
The Hunts for Gravitational Waves
BBC / Reino Unido
David Briggs/Steve Crabtree | 2014 | 60min 
Em março de 2014, uma equipe de astrônomos impressionou o mundo científico ao anunciar que o telescópio terrestre BICEP2, no Pólo Sul, possivelmente havia detectado um sinal proveniente das ''ondas gravitacionais'' do início do universo. A descoberta dessas ondulações no espaço-tempo será decisiva para responder à pergunta mais fundamental e persistente de toda a ciência: ''Como nasceu e se expandiu o universo?”

Energia escura: a corrida para descobrir como o Universo está se expandindo
Dark Energy: the Race to Discover How the Universe is Expanding
NHK / Japão
Ken Matsuo/Eriko Hase | 2012 | 60min  
Os ganhadores do Prêmio Nobel de Física 2011 foram os norte-americanos Saul Perlmutter (físico) e os astrônomos Brian Schmidt e Adam Riess, que comprovaram, a partir da observação de supernovas muito distantes, que a expansão do universo está acelerando. Isto implica na existência de uma misteriosa "energia escura", antigravidade que contraria a visão newtoniana do universo. As duas equipes chegaram juntas ao que muitos consideram "a descoberta do século”.

Cores da Terra
Colours of Earth 
BBC Science / Reino Unido
Jacqueline Smith/Andrew Cohen | 2015 | 60min
Neste programa que celebra o Ano Internacional da Luz, a cientista Helen Czerski nos leva em uma viagem deslumbrante para encontrar cinco cores que contam a história da Terra. O ponto de partida é o princípio fundamental de que a cor não pode existir sem luz, nem a luz sem cor. O azul do lápis-lazúli, por exemplo, foi forjado nos violentos vulcões do início do planeta; e o ocre vermelho marca o surgimento da vida. 

Os oceanos estão morrendo
The Death of the Oceans
BBC / Reino Unido
Peter Oxley | 2011 | 60min                                                 
Sir David Attenborough, 85 anos de vida, há quase 60 apresentando séries e programas sobre vida selvagem (Homenageado Especial da Mostra VerCiência 2010) acompanha de perto os resultados de um dos estudos científicos mais abrangentes já realizados sobre a situação dos oceanos. Ele mostra vários exemplos de como a pesca predatória e a poluição dos oceanos estão destruindo a biodiversidade marinha numa velocidade alarmante.

Planetas alienígenas
Alien Planets Revealed 
WGBH/Estados Unidos   
Melanie Wallace/Paula Apsell | 2012 | 55min
É uma época de ouro para os caçadores de planetas: a “missão Kepler” da NASA identificou mais de 3.500 planetas em potencial orbitando ao redor de estrelas, além do nosso Sol. Como podemos chegar a estes planetas distantes? Combinando técnicas de animação com os depoimentos de astrofísicos e astrobiólogos, o programa nos leva a uma fantástica viagem ao cosmos junto com o telescópio Kepler.

Estamos mudando nosso planeta?
Are we changing planet Earth?
BBC/Reino Unido
Sacha Baveystock | 2006 | 50min
O  primeiro programa da série “Caos Climático” alerta sobre os efeitos das mudanças climáticas em nosso planeta. O apresentador David Attenborough se baseia em seu conhecimento da realidade do clima mundial e traça um quadro dramático sobre este grave fenômeno.  Ele relata como a humanidade tem contribuído para acentuar os desastres naturais e interferir nas variações climáticas.   

Futurando: poluição luminosa
Deutsche Welle / Alemanha
Rodrigo Abdelmalack/Maurício Cancilieri/Kamila Rutkosky | 2015 | 07min
Este quadro do programa relata como o excesso de iluminação pode prejudicar seres humanos e animais: as luzes das cidades podem ser vistas do espaço, a centenas de quilômetros de distância – uma cena bonita, mas que pode ser fatal para algumas espécies.

Novos lugares para morar
Supersized Earth: A Place to Live
BBC/Reino Unido
Helen Thomas/Simon Finch | 2012 | 60min
O repórter Dallas Campbell vai conhecer os projetos mais ambiciosos do mundo da engenharia: em Dubai, sobe até o topo de um prédio de 1km de altura; na China, visita edifícios de 30 andares construídos em menos de três semanas; na Cidade do México, o trabalho de dois mergulhadores para desobstruir os esgotos; e no Rio de Janeiro, o teleférico que transporta os moradores do Complexo do Alemão.

Decifrando seu código genético
Cracking Your Genetic Code 
WGBH/Estados Unidos   
Sarah Holt/Alan Ritsko | 2012 | 55min
Você gostaria de saber que doenças graves você provavelmente está livre e quais você tem grandes chances de vir a ter - e assim se prevenir? Estamos no início de uma nova era da medicina, personalizada e baseada nos genes. Será que estamos prontos para ela? O que acontecerá quando a maioria de nós puder pagar para saber o que está no nosso DNA e que determina nossa saúde, no presente e no futuro? Quais são os dilemas morais levantados por esta nova tecnologia? E se essas informações caírem nas mãos das companhias de seguros ou potenciais empregadores?

Sol, a salvação
Saved by the Sun                                                    
NOVA-WGBH / Estados Unidos
Steven Latham | 2007 | 60min
Durante décadas, o sol tem sido considerado a energia do futuro. O aumento da demanda no mundo por eletricidade trouxe como consequencia a necessidade de aumentar a queima de combustível fóssil e contribuiu para o aquecimento global. Com isso, temos sido forçados a olhar de uma outra forma paras as fontes de energia limpa, e a sua demanda tem revitalizado a indústria solar.

Energias renováveis para a América Latina
Deutsche Welle / Alemanha
Rodrigo Abdelmalack/Maurício Cancilieri/Kamila Rutkosky | 2014 | 07min
Reportagem sobre comunidades no Chile, Brasil e Bolívia beneficiadas por um programa da Universidade de Ciências Aplicadas de Hamburgo, na Alemanha. Os pequenos municípios participam do Projeto de Promoção da Geração Renovável de Eletricidade na América do Sul, para levar eletricidade aonde ela ainda não chegou e melhorar o potencial energético onde ela já existe. 

Máquinas podem pensar como nós?
Can Machines Think Like Us? 
WGBH/Estados Unidos   
Howard Swartz/Melanie Wallace | 2011 | quadro de 15min
Replicar o cérebro humano é muito mais difícil do que parece: a meta de fazer androides andarem e falarem ainda é apenas uma fantasia. Mas os pesquisadores estão chegando perto, com máquinas como Watson, um computador IBM que se prepara para seu primeiro desafio como um novo ser social: enfrentar competidores humanos, disputando o jogo eletrônico Jeopardy.

O Museu do Amanhã é gerido pelo Instituto de Desenvolvimento e Gestão – IDG, e conta com patrocinadores e parcerias que garantem a manutenção e execução dos projetos e programas ao longo do ano. O projeto é uma iniciativa da Prefeitura do Rio de Janeiro, concebido em conjunto com a Fundação Roberto Marinho, instituição ligada ao Grupo Globo.