Mostra VerCiência homenageia Darwin | Museu do Amanhã

Mostra VerCiência homenageia Darwin

Destaques
O naturalista inglês Charles Darwin, cujo aniversário de nascimento será comemorado com exibição de filmes no Museu / Foto: Domínio Público
Início: 
sábado, 13 de fevereiro de 2016 13:00
Término: 
sábado, 13 de fevereiro de 2016 18:40
Evento principal: 

A "Mostra VerCiência", que desde 16 de janeiro vem oferecendo ao público do Museu do Amanhã exibições gratuitas de programas de TV sobre temas científicos, chega neste sábado, dia 13, à sua última edição com uma sessão especial em comemoração ao "Dia de Darwin".

O aniversário de 207 anos de nascimento do naturalista inglês – celebrado mundialmente em 12 de fevereiro – será marcado com a apresentação de cinco filmes no Auditório do Museu.

– Os filmes abrangem vários aspectos de Darwin. O episódio "Darwin no Brasil", de 1978, por exemplo, revela a quase desconhecida postura antiescravagista do naturalista, demonstrada na sequência em que estranha os maus tratos a um menino negro – diz Sérgio Brandão, curador internacional do VerCiência, mostra de filmes de temática científica que existe há 21 anos.

O objetivo do "VerCiência" é ajudar a formar plateias interessadas em ciência, tecnologia e inovação, contribuindo para aumentar a cultura científica e a consciência da população para a resolução de problemas ambientais e de saúde.

O "Dia de Darwin" foi criado como uma forma de agradecimento aos avanços conquistados pelo conhecimento científico. Em 1859, o cientista, então com 50 anos, lançou o livro "A Origem das Espécies", que provocaria uma revolução ao defender a ocorrência da evolução das espécies e o processo de seleção natural.

  • A “Mostra VerCiência Especial: Dia de Darwin” tem início às 13h, com uma palestra, e segue com sessões ininterruptas no Auditório até as 18h40.
  • A entrada é aberta a todos os visitantes do Museu, sem acesso por fila especial.

Conheça a programação:

13h – "A importância da pesquisa de Darwin e a vinda dele ao Brasil"
Palestra com o professor Gastão Galvão.

13h20 – "A viagem de Charles Darwin – Episódio Darwin no Brasil” (50min)
The Voyage of Charles Darwin / BBC, Reino Unido / Martyn Friend, 1978.
O episódio desta série, recuperada especialmente pela BBC para a "Mostra VerCiência", conta a passagem de Darwin pelo Brasil, com cenas e ambientes da época reconstituídos e atores nos papéis dos personagens reais. O filme descreve suas estadas em Salvador e Rio de Janeiro, onde ficou extasiado com a exuberância da biodiversidade tropical: “Minha mente está um caos com todos estes encantamentos”, escreveria depois em seu diário de viagem.

14h20 – Darwin e a árvore da vida (60min)
Darwin and the Tree of Life / BBC, Reino Unido/ Di Williams/Brian Leith.
Ao longo dos anos, Sir David Attenborough, o mais famoso apresentador da TV britânica, percorreu lugares remotos da Terra e encontrou uma incrível variedade de animais e plantas. As estimativas do número de espécies diferentes variam de 6 milhões a 100 milhões. Muitas vezes, há enorme diversidade dentro de uma única espécie: existem, por exemplo, quase 200 tipos de macacos e 315 tipos de beija-flor. Por que existe uma variedade tão deslumbrante em nosso planeta? Em 12 de fevereiro de 1809, nasceu o homem que ofereceria uma resposta.

15h30 – Macacos geniais (60min)
Ape Genius / WGBH, Estados Unidos / John Rubin, 2008
Na África, enquanto alguns chimpanzés se divertem à beira de piscinas, outros estão fabricando lanças para caçar, tal qual nossos antepassados. Não há unanimidade sobre o que nos iguala ou diferencia dos macacos. Muitas perguntas ainda esperam por respostas. Por que os macacos não evoluíram como nós? Qual é essa pouca diferença que faz tanta diferença entre as espécies?

16h40 – Grandes britânicos: Darwin (50min)
Great Britons: Darwin / BBC, Reino Unido / Kim Flitcroft, 2002
Uma pesquisa de opinião da BBC elegeu os 100 maiores britânicos de todos os tempos, e a emissora realizou um programa sobre cada um dos 10 primeiros. Para Charles Darwin, a produção ficou a cargo do renomado jornalista Andrew Marr. Ele foi até as Ilhas Galápagos para contar a história do homem que conseguiu desvendar como a vida no planeta evoluiu através da seleção natural, causando uma das maiores revoluções científicas da história.

17h40 – O jardim de Darwin (60min)
Darwin’s Garden / BBC, Reino Unido / Matt Barret/Andrew Thompson
O apresentador Jimmy Doherty conta a história não revelada de Darwin ao recriar muitas das experiências engenhosas nas quais o naturalista se pautou para formar sua teoria. Tendo como guia as anotações detalhadas de Darwin, Jimmy alimenta com urina plantas que comem insetos, joga uma cobra dentro da jaula de um macaco e toca fagote para uma minhoca. Divertidos e de fácil entendimento, os programas nos remetem à importância essencial das ideias de Darwin: a evolução está presente em todos os aspectos das nossas vidas.

O Museu do Amanhã é gerido pelo Instituto de Desenvolvimento e Gestão – IDG, e conta com patrocinadores e parcerias que garantem a manutenção e execução dos projetos e programas ao longo do ano. O projeto é uma iniciativa da Prefeitura do Rio de Janeiro, concebido em conjunto com a Fundação Roberto Marinho, instituição ligada ao Grupo Globo.