Sobre Damas e Camélias | Museu do Amanhã

Semana de Museus | Sobre Damas e Camélias

Educativo
Retrato de uma mulher negra com uma criança loira em seu colo / Foto: Divulgação
Início: 
terça-feira, 16 de maio de 2017
Término: 
sábado, 20 de maio de 2017
Local:
Terreiro de Curiosidades e Belvedere
Horário:
ter - sab 15h-16h

Museus e histórias controversas: dizer o indizível em museus - Este é o tema da 15ª Semana de Museus, uma temporada cultural promovida pelo Ibram que acontece em maio com atividades especiais em museus por todo o país.

O bairro hoje chamado Leblon já foi um quilombo onde se plantavam camélias. Na ação educativa Sobre Damas e Camélias, que integra a Semana de Museus deste ano, faremos camélias de origami e conversaremos um pouco desta história para propor reflexões sobre a herança cultural brasileira, relações de família, trabalho, convivência e sustentabilidade. Além de observar e discutir onde essas temáticas aparecem ou não ao longo da Exposição Principal. Os encontros acontecem entre os dias 16 a 20 de maio, das 15h às 16h, no Terreiro de Curiosidade e Belvedere.

O Museu do Amanhã traz “trabalho” e “família” como palavras chaves para se debruçar sobre as permanências culturais africanas que nos constituem e as relações que foram e vêm sendo construídas ao longo do tempo dentro destes contextos.

 

O Museu do Amanhã é gerido pelo Instituto de Desenvolvimento e Gestão – IDG, e conta com patrocinadores e parcerias que garantem a manutenção e execução dos projetos e programas ao longo do ano. O projeto é uma iniciativa da Prefeitura do Rio de Janeiro, concebido em conjunto com a Fundação Roberto Marinho, instituição ligada ao Grupo Globo.