A Terra cada vez mais quente | Museu do Amanhã

A Terra cada vez mais quente

Por Raquel Novaes*

Análises da NASA e da Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera dos EUA (NOAA) mostram que 2015  já é oficialmente o ano mais quente da história desde o começo das medições em 1880. A tendência ao aquecimento é confirmada pela sucessiva quebra de recordes: desde 2001, 15 dos 16 anos mais quentes foram registrados sempre superando a marca anterior.

A média da temperatura da superfície da Terra em 2015 superou em 0,13°C a de 2014. Pode parecer pouco, mas apenas uma vez, em 1998, a elevação foi tão grande. Desde o final do século XIX, esse valor já subiu cerca de 1°C. O aumento da emissão de gases estufa como o dióxido de carbono por nós, humanos, é em grande parte responsável por isso.

A animação da GSFC Scientific Visualization Studio divulgada pela NASA mostra a evolução da temperatura de 1880 a 2015. É possível ver que o aquecimento se concentrou nos últimos 35 anos. Fenômenos como o El Niño contribuiram para o maior aquecimento ano passado, mas o importante é observar a tendência como um todo. E ela indica que 2016 seja ainda mais quente.

Para ler mais (em inglês) sobre a metodologia utilizada, clique aqui. Para ver a apresentação (também em inglês) feita pela NASA na última quarta-feira, dia 20, clique aqui.

*Raquel Novaes é Coordenadora de Marketing Digital do Museu do Amanhã