Cosmos | Museu do Amanhã

Cosmos

Exposição Principal
Foto: Byron Prujansky / Museu do Amanhã

Primeira experiência da Exposição Principal do Museu do Amanhã, Cosmos aborda a visão que somos feitos da mesma matéria que as estrelas, nos conectamos com o Universo e as nossas origens. Aqui o visitante já começa a lidar com as perguntas que guiarão seu percurso. Como chegamos até aqui?

Dentro de um domo, o visitante é imerso numa projeção em 360 graus, percorrendo galáxias, o coração dos átomos e o interior do Sol. Assiste à formação da Terra, ao desenvolvimento da vida e do pensamento, manifestado pela arte. A ideia é que o visitante possa experimentar dimensões da nossa existência natural que não estamos acostumados a vivenciar sem recorrer a instrumentos científicos. Do micro ao macro, das magnitudes astronômicas às escalas subatômicas. 

Trata-se de uma experiência sensorial, poética, motivadora, que nos apresenta o Cosmos como uma totalidade evolutiva, que em muito nos ultrapassa, nos abrange e nos constitui. Em seguida ao domo, na área chamada Horizontes Cósmicos, é possível aprofundar conhecimentos com o auxílio de seis telas interativas. 

Um dos eixos éticos do Museu do Amanhã é o da convivência. Nossas experiências foram criadas para envolver a todos, sem distinção. Mas, para manter a qualidade da experiência, não disponibilizamos legendas na exibição do filme do Portal Cósmico. Confira a transcrição do conteúdo narrado no filme.