Do Mauá vê-se o Rio

Relações Comunitárias
A Praça Mauá, com o Museu do Amanhã ao fundo / Foto: Byron Prujansky - Museu do Amanhã

Mauá 360 - Um passeio pela história do Rio a partir da Região Portuária

A partir da estátua do Barão de Mauá, erguida no centro da Praça que leva o seu nome, um giro em 360º revela passado, presente e futuro da cidade do Rio de Janeiro sob a ótica da história, da arquitetura e da paisagem de seus arredores. Com base nesta ideia, o projeto “Mauá 360”, uma iniciativa da área de Relações Comunitárias do Museu do Amanhã, oferece um programa de formação voltado a jovens moradores da zona portuária e educadores do Museu, para que atuem como condutores de visitas abertas ao público no entorno da Praça Mauá.

A 1º edição do evento reuniu historiadores, escritores, arquitetos e urbanistas para uma série de palestras sobre a região.

2º edição  "Mauá 360 - O Porto do Rio / A região portuária ontem, hoje e amanhã" exibiu o documentário “O Porto do Rio”, lançado no Festival do Rio de 2015, dirigido pela cineasta Luciana Bezerra e o arquiteto Pedro Évora. Após a exibição, os participantes e moradores puderam participar de um debate com os diretores e entrevistados sobre o tema.

“O programa visa compartilhar informações preciosas de uma das regiões mais interessantes da cidade do Rio, contadas por historiadores e urbanistas especializados, para jovens que gostam da sua vizinhança e têm prazer em conhecê-la melhor e multiplicar seu conhecimento”, diz Laura Taves, gerentes de Relações Comunitárias do Museu e idealizadora do projeto.