Do Mauá vê-se o Rio | Museu do Amanhã

Do Mauá vê-se o Rio

Relações Comunitárias
A Praça Mauá, com o Museu do Amanhã ao fundo / Foto: Byron Prujansky - Museu do Amanhã

Mauá 360

A partir da estátua do Barão de Mauá, erguida no centro da Praça que leva o seu nome, um giro em 360º revela passado, presente e futuro da cidade do Rio de Janeiro sob a ótica da história, da arquitetura e da paisagem de seus arredores. Ontem, hoje e amanhã em um só lugar.

Com base nesta ideia, o Mauá 360 nasce como um programa criado para os Vizinhos do Museu do Amanhã, moradores da região portuária do Rio. Ele é um convite para um encontro; para compartilhar e aprofundar o nosso conhecimento sobre essa região da cidade, uma oportunidade para debater e participar de suas transformações. O programa oferece seminários, aulas e ações culturais, um convite que se estende a toda a cidade do Rio de Janeiro.

Um dos maiores legados da renovação urbana da região portuária do Rio é, certamente, a oportunidade de rever a sua história. Hoje, graças ao minucioso trabalho arqueológico e histórico realizado nesta região e em seu entorno, temos uma melhor compreensão da trajetória de uma grande parte da população carioca. Aqui, desembarcaram cerca de 1 milhão* de africanos escravizados, um dos portos por onde o Brasil se tornou africano.

“O programa visa compartilhar informações preciosas de uma das regiões mais interessantes da cidade do Rio, contadas por historiadores e urbanistas especializados, e por moradores, para jovens que gostam da sua vizinhança e têm prazer em conhecê-la melhor e multiplicar seu conhecimento”, diz Laura Taves, gerentes de Relações Comunitárias do Museu e idealizadora do projeto. O Museu do Amanhã reconhece o valor dessa região e, sobretudo, sua população local e sua cultura popular e sofisticada, assim como sua criatividade e poder transformador. O Mauá 360 deseja contribuir para que a região portuária seja conhecida e reconhecida, também, por toda a cidade.

A 1º edição [15.03.16]  Mauá 360 - Um passeio pela região portuária da cidade do Rio de Janeiro,  reuniu historiadores, escritores, arquitetos e urbanistas para uma série de palestras sobre a região.

A 2º edição  [13.12.16] Mauá 360 - O Porto do Rio, organizou um debate a partir do documentário de mesmo nome realizado em 2013, com as expectativas dos moradores da região e técnicos especialistas sobre o que seria a região portuária logo após os jogos Olímpicos.

*Slave trade database.  

O Museu do Amanhã é gerido pelo Instituto de Desenvolvimento e Gestão – IDG, e conta com patrocinadores e parcerias que garantem a manutenção e execução dos projetos e programas ao longo do ano. O projeto é uma iniciativa da Prefeitura do Rio de Janeiro, concebido em conjunto com a Fundação Roberto Marinho, instituição ligada ao Grupo Globo.