Vivências | Escravidão e Ações de Liberdade | Museu do Amanhã

Auditório do Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro
qua 9h30-17h30

Seminário Escravidão e Ações de Liberdade | Acervos e Reflexões

Esse seminário será realizado no Auditório do Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro, Rua Amoroso Lima, 15 - Cidade Nova, Rio de Janeiro. As inscrições serão realizadas através do e-mail arquivog@pcrj.rj.gov.br.

9h30: CREDENCIAMENTO

10h00: ABERTURA

Nilcemar Nogueira: Secretária Municipal de Cultura
Humberto Adami: Presidente Nacional da Comissão da Verdade sobre a Escravidão da Ordem dos Advogados do Brasil, com assinatura de Protocolo de Intenção.

10h30 – 13h00:  MESA 1 – ACERVOS DA ESCRAVIDÃO NA PRODUÇÃO HISTORIOGRÁFICA

ARQUIVO NACIONAL: Sátiro Nunes
Hebe Mattos (Prof. Titular/UFF- Universidade Federal Fluminense, Laboratório de História Oral e Imagem-Labhoi)
Mediação: Beatriz Kushnir (Diretora do Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro-AGCRJ)

14h30 – 17h30:  MESA 2 – MEMÓRIA NEGRA E TRAÇOS DA CIDADE

Keila Grinberg (Universidade do Rio de Janeiro - UNIRIO)
Martha Abreu (Prof. Titular/UFF- Universidade Federal Fluminense, Laboratório de História Oral e Imagem-Labhoi)
Monica Lima (Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, LEÁFRICA)
Dr. William Pretzer e Paul Gardulo: Representantes do Smithsonian National Museum of African American History and Culture.
Mediação: Ismênia de Lima Martins (Prof. Emérita/ Universidade Federal Fluminense -UFF, NEMIC)