Hackeando o cérebro | Museu do Amanhã

Hack the Brain Rio

LAA | Laboratório de Atividades do Amanhã
Ilustração em azul sobre fundo preto de cérebro feito de circuitos eletrônicos
Início: 
sexta, 24 de junho de 2016
Término: 
domingo, 26 de junho de 2016
Local:
Local Hack the Brain Rio
Horário:
sex - dom 14h-18h

De 24 a 26 de junho o Olabi, em parceria com o Laboratório de Atividades do Amanhã - LAA, organiza o primeiro Hack the Brain no Brasil. Com o tema "Hackeando para a vitalidade" o hackathon (desafio "mão na massa" de resolução de problemas) inclui palestras, discussões e muita prototipagem utilizando recursos de fabricação digital, programação, eletrônica e hardware BCI (brain-computer interface). 

A partir da curiosidade e de perguntas sem respostas simples, vamos juntos trabalhar com conceitos de saúde, cuidados e qualidade de vida vida sob uma dinâmica DIY ou do "faça-você-mesmo". Os participantes poderão trabalhar com diferentes técnicas de tipo EEG (eletroencefalografia) para medir, visualizar e interpretar a sua própria atividade cerebral - ao vivo!

O Hack the Brain Rio acontecerá no Laboratório de Atividades do Amanhã - LAA, no Museu da Amanhã, simultaneamente com o evento principal em Amsterdam, e é gratuito. 

As inscrições são individuais e passarão por uma pré-seleção. Serão limitadas a 20 (vinte) participantes, que serão selecionados e divididos em cinco grupos no início dos trabalhos, segundo as suas habilidades específicas ou curiosidade geral sobre o tema. 

Inscrições encerradas!

O Hack the Brain Rio é destinado a:
Hackers/Programadores:
Pessoas que vivem e respiram tecnologia e sabem como dar a ela novos e espetaculares usos, além de colocá-la à serviço da melhoria do mundo ao nosso redor;
Cientistas: aqueles que dominam o “estado-da-arte” do conhecimento sobre o cérebro, interfaces cérebro-computador e comportamento;
Artistas e Designers: os que pensam fora da caixa, explorando novas fronteiras e ultrapassando as antigas;
Empreendedores: pessoas aptas a pensar nas consequências comerciais de novos inventos e ideias;
Curiosos: pessoas que estejam interessadas em entender mais sobre esse incrível universo.


Programação:
Dia 1 | 24/06 das 14h às 18h
Abertura
Palestra inaugural - Gil Santanna (iD'or e Ambamind) 
Demonstração do hardware a ser utilizado: Muse, Neurosky e Open BCI - Equipe Olabi e LAA
Inicio Hackathon!

Dia 2 |  25/06 das 14h às 18h
Hackathon!

Dia 3 | 26/06 das 14h às 18h
Hackathon!
Reflexões finais e escolha do grupo vencedor da maratona pelo juri especializado (a ser divulgado).

Premiação e finalidade:
Os vencedores ganharão uma makerBOX e assinaturas do Clube Maker da D2G Tecnologia, kits da GBK Robotics, mentoria no Olabi e contato com o pessoal da Waag Society, de Amsterdam. 
Este desafio é um evento satélite e está conectando ao Hack The Brain, que ocorre desde 2014 na Holanda e é organizado pela Waag Society. No Brasil, o instituto é parceiro do Olabi nesta realização, que conta ainda com o apoio do Museu do Amanhã, Instituto DOR Pesquisa e Ensino, OpenBCI e GBK Robotics.

Este hackathon tem fins educacionais. Nossa proposta é estimular a aprendizagem dos participantes e o contato com novas tecnologias e possibilidades. Todos os conteúdos gerados no evento serão disponibilizados na internet sob licença Creative Commons, com o intuito de estimular que outras pessoas possam se interessar por esse universo.

Sobre o Hack the Brain:
Este é o século em que vamos desvendar os mecanismos de funcionamento de nossos fantásticos e misteriosos cérebros. As suas células e estruturas, bem como a atividade neuronal e suas conexões podem ser visualizadas ao vivo com técnicas como EEG, fMRI e PET, enquanto também podem ser influenciadas por meio de técnicas como a estimulação transcranial cerebral profunda.

Há um mercado crescente para dispositivos de imagem cerebral, acessíveis ao consumidor comum. Nos jornais, fóruns e podcasts: todo mundo está falando sobre o cérebro - como ele funciona, como ele se desenvolve, como o usamos e como podemos usá-lo melhor. No nosso hackathon convidamos qualquer um - desde o mais experiente bio-hacker até o neurocientista curioso, do programador hardcore ao artista - para enfrentar as suas próprias ideias e projetos a respeito do mais importante órgão do ser humano.

O que é um hackathon?
A palavra em si vem da junção das palavras inglesas Hack e Marathon.
Ao contrário do que povoa o imaginário de muita gente, hackers não são criminosos. Parafraseando a Wikipedia, hacker é quem se dedica, com intensidade incomum, a conhecer e entender profundamente algo. Podem ser sistemas, dispositivos, programas e redes de computadores. E maratona é uma corrida de longa distância que demanda bastante energia do(a) competidor(a). Assim, trata-se uma uma competição em que programadores, designers e quem mais se interessar se juntam e ficam em imersão, numa troca interdisciplinar, para pensar e dar ao menos um start numa ideia. Os primeiros eventos desse tipo ocorreram em 1999 nos Estados Unidos e, desde então, se expandiram para além desse país e vem se popularizando também no Brasil.
A maratona, assim, serve para dar visibilidade a uma ação, bem como possibilitar o engajamento da sociedade na utilização dos projetos criados.
fonte: Haydée Svab

Realização:
LAA - Museu do Amanhã
Olabi

Parceiros:
Waag Society
Hack the Brain Hub
iD'or

Apoio:
Maker Box
Clube Maker
GBK Robotics

A inscrição não dá direito à visitação ao Museu;
É obrigatório trazer seu próprio notebook;
O regulamento está disponível aqui.

O Museu do Amanhã é gerido pelo Instituto de Desenvolvimento e Gestão – IDG, e conta com patrocinadores e parcerias que garantem a manutenção e execução dos projetos e programas ao longo do ano. O projeto é uma iniciativa da Prefeitura do Rio de Janeiro, concebido em conjunto com a Fundação Roberto Marinho, instituição ligada ao Grupo Globo.