LAA | Museu do Amanhã

Laboratório de Atividades do Amanhã - Um lugar para experimentar

O Laboratório de Atividades do Amanhã - LAA é apresentado pelo Santander

Atento ao impacto dos avanços tecnológicos e às transformações que eles promovem na sociedade, o Museu do Amanhã desenvolveu uma área especialmente dedicada à inovação e à experimentação: o Laboratório de Atividades do Amanhã (LAA).

Apresentado pelo Santander, patrocinador máster do Museu, o LAA é a área de experimentação, prototipação e inovação do Museu do Amanhã. O LAA é uma plataforma de conexões transdisciplinares de arte, ciência e tecnologia.  A missão do laboratório é prototipar um futuro mais sustentável e social usando tecnologias tradicionais e exponenciais com uma abordagem transdisciplinar. 

Lançando uma ponte entre o pensar e o fazer, entre o imaginar e o realizar, o LAA explora oportunidades e desafios em um universo com mudanças contínuas e cada vez mais acentuadas. O LAA tem dois focos principais de atuação: os efeitos e resultados das tecnologias exponenciais – como inteligência artificial, internet das coisas, robótica, genômica, impressão 3D, nano e biotecnologia – e o futuro de determinados temas, como trabalho, urbanização, fabricação e alimentação. 

Para desenvolver esses tópicos, o espaço desdobra-se em quatro frentes de atuação: 1) Programa de Arte e Tecnologia, 2) Programa de Atividades, 3) Residência Artística (Fellowship) e 4) Exposições. Nos seus primeiros anos de vida, o Laboratório catalisou a introdução e a adoção de novas ferramentas, processos e inovações para inspirar seus usuários a deixarem de ser simplesmente consumidores dos seus mundos reais e digitais, para se tornarem criadores.

O programa de residência criativa do LAA seleciona inovadores de todo o mundo para que, durante um período que pode durar até um ano, trabalhem em projetos emergentes em sua área de atuação. Os participantes são escolhidos pela qualidade do trabalho, pela capacidade de promover impactos sociais ou ambientais e pela habilidade de desenvolver projetos em ambientes transdisciplinares. 

O laboratório também é uma plataforma para pesquisadores, startups, empresas e criativos compartilharem projetos e ideias. Em suas mostras temporárias, o espaço exibe protótipos e estudos sobre novos materiais, além de criações de artistas nacionais e internacionais, estimulando a prototipação de soluções de impacto para suas vidas e para o mundo, assim ajudando a criar os futuros preferíveis - um dos temas centrais do Museu.