Mamaço e roda de conversa | Museu do Amanhã

Mamaço e roda de conversa

Destaques
Fonte: Wikimedia.org
Início: 
domingo, 31 de julho de 2016
Término: 
domingo, 31 de julho de 2016
Local:
Observatório
Horário:
dom 11h-13h

Dia 31 de julho, domingo, acontece no Observatório do Museu do Amanhã uma Roda de Conversa sobre a importância da amamentação para mãe e bebê, com foco na desmistificação da amamentação em público e nos tabus e preconceitos relacionados ao ato de amamentar. O bate-papo será entre as 11h30 e as 13h, e para participar é preciso se inscrever aqui pelo site do Museu.

Faça a sua inscrição na lateral ou ao final desta página 

Estarão presentes na Roda de Conversa os seguintes especialistas:

Abilene do Nascimento Gouvea (Núcleo Perinatal /Hospital Universitário Pedro Ernesto /Uerj)

Enfermeira obstétrica, mestre em Enfermagem pela UERJ, chefe da unidade de obstetrícia e coordenadora do Banco de leite do Núcleo Perinatal. MBA em inovação em gestão pública (UERJ) e Gestão materno infantil. Docente da Universidade Veiga de Almeida.Avaliadora da Iniciativa Hospital Amigo da Criança e Unidade Básica Amiga da Amamentação. Membro do grupo  técnico de aleitamento materno da secretaria Estadual de saúde do Rio de Janeiro. 

Daniel Becker, pediatra, mestre em Saúde Pública na área de Promoção da Saúde formado pela Universidade Federal de Rio de Janeiro. É Médico do Instituto de Pediatria da UFRJ

Atuou como pediatra na organização Médicos Sem Fronteira em campos de refugiados no Camboja. Foi o fundador do Centro de Promoção da Saúde em 1993, uma ONG com forte atuação social em comunidades populares. Dr. Becker foi um dos idealizadores do Programa Saúde da Família. É também palestrante e consultor de órgãos governamentais, empresas e organizações internacionais como OMS e UNICEF.

Danielle Aparecida da Silva (Centro de Centro de Referência da Rede Global de Bancos de Leite Humano/ IFF / Fiocruz / MS)

Engenheira de Alimentos, Mestre em Microbiologia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa e Dra em Saúde da Mulher e da Criança. Atualmente coordenando o Centro de Referência da Rede Global de Bancos de Leite Humano/ IFF / Fiocruz / MS, Consultora Técnica desta mesma rede na area de implantação de novos BLHs, tutora do curso se ensino a distância de Processamento e Controle de Qualidade do LHO

Raquel Spinelli (ONG Providenciando a Favor da Vida)

A ONG é um projeto de intervenção social que oferece assistência a adolescentes e jovens grávidas da Comunidade da Providência por meio da realização de palestras com temas como sexualidade, fases da gestação, prevenção; acompanhamento médico e psicológico; planejamento familiar; entrega de enxoval para o bebê; oficinas de geração de renda; além da produção de um book fotográfico que objetiva aumentar a autoestima das jovens mães.

Mamaço Olímpico acontece no mesmo dia

Na mesma data, mais cedo - às 9h – será realizado o ato “Mamaço Olímpico" na Praça Mauá. A ação, de caráter espontâneo, é promovida pelas equipes do Perinatal da UERJ e do Banco de Leite da FIOCRUZ, e abre a Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM). O objetivo é chamar a atenção para a importância do aleitamento materno e suas vantagens para a mãe e o bebê. 

Estará presente no Mamaço a Gambiarra, cecida pelo Museu do Amanhã. Trata-se de um carro de carga construído por jovens moradores do Porto a partir de materiais reciclados recolhidos na região, que possui tecnologias como projetor de imagens, sistema de som, central de carga de celulares - tudo alimentado com energia captada por painéis solares e armazenada em baterias internas. 

O ato acontece um dia antes do início da Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM), uma iniciativa da Aliança Mundial de Ação pró-Amamentação – WABA. A WABA foi criada para selar os compromissos assumidos pelos países que assinaram a "Declaração de Innoncenti", documento criado a partir do encontro da Organização Mundial de saúde (OMS) e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), em 1991.  

Entre os objetivos do documento estavam estabelecer um comitê nacional de coordenação da amamentação; implementar os "10 passos para o sucesso da amamentação" em todas as maternidades; implementar o Código Internacional de Comercialização dos Substitutos do Leite Materno e todas as resoluções relevantes da Assembléia Mundial de Saúde; adotar legislação que proteja a mulher que amamenta no trabalho.

Atualmente, a SMAM é celebrada em mais de 170 países durante a primeira semana do mês de agosto.  A cada ano, a WABA traz um tema a ser debatido na sociedade, sendo o desse ano: "Objetivos Sustentáveis do Milênio - Aleitamento Materno: Presente Saudável, Futuro Sustentável". Nessa edição da campanha, os objetivos principais giram em torno do apoio e proteção dos direitos das mulheres de amamentarem em locais de trabalho. Iniciativas como essas contribuem para a viabilização das recomendações das pela Organização Mundial da Saúde (OMS). 

O Museu do Amanhã é gerido pelo Instituto de Desenvolvimento e Gestão – IDG, e conta com patrocinadores e parcerias que garantem a manutenção e execução dos projetos e programas ao longo do ano. O projeto é uma iniciativa da Prefeitura do Rio de Janeiro, concebido em conjunto com a Fundação Roberto Marinho, instituição ligada ao Grupo Globo.