Palestra Simetria e Natureza | Museu do Amanhã

Palestra Simetria e Natureza

Destaques
Conceito de Simetria embasou a compreensão dos sólidos, como diamantes, rochas e metais
Início: 
sábado, 25 de junho de 2016
Término: 
sábado, 25 de junho de 2016
Local:
Observatório
Horário:
sab 15h-16h

A noção de Simetria, na história da Física, é essencial para o entendimento das leis e dos fenômenos da natureza. O conceito foi fundamental, por exemplo, para que Einstein desenvolvesse a Teoria da Relatividade Especial, em 1905. A teoria do físico alemão foi responsável por mudar as noções de tempo e espaço na Física.

Foi também o conceito de Simetria que embasou a compreensão dos sólidos, como diamantes, rochas e metais, e ajudou na classificação das partículas elementares que formam a matéria. À luz dessas teorias, a Simetria é o tema central da palestra que acontece no Museu do Amanhã no dia 25 de junho, com inscrições gratuitas.

Palestra Simetria e Natureza

  • Data: 25 de junho
  • Horário: 15h às 16h30
  • Local: Auditório do Museu do Amanhã 
     

Inscreva-se no link abaixo

Conduzido pelo Professor Jose Abdalla Helayel-Neto, do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, o evento faz parte da programação da 31º edição do Colóquio Internacional sobre Métodos Teóricos de Grupos Aplicados à Física. Para acompanhar a palestra, não é preciso ser um especialista no assunto: ela é aberta a todos que tenham curiosidade com o tema proposto e queiram entender como a Simetria pode ampliar a percepção de novas realidades além da natureza que observamos.

Esta é a primeira vez que uma cidade da América do Sul sedia o Colóquio, que aconteceu pela primeira vez em 1972. Além do Museu do Amanhã, o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas e a Fundação Casa de Rui Barbosa, no Rio de Janeiro, também abrigam eventos relacionados, entre os dias 19 e 25 de junho. Além da palestra, o Museu do Amanhã será palco da entrega da medalha Wigner e do Prêmio Weyl, em uma cerimônia voltada à comunidade científica, no dia 22 de junho.

O Museu do Amanhã é gerido pelo Instituto de Desenvolvimento e Gestão – IDG, e conta com patrocinadores e parcerias que garantem a manutenção e execução dos projetos e programas ao longo do ano. O projeto é uma iniciativa da Prefeitura do Rio de Janeiro, concebido em conjunto com a Fundação Roberto Marinho, instituição ligada ao Grupo Globo.