Observação do Céu e Converse com um Astrônomo | Museu do Amanhã

Observação do Céu e Converse com um Astrônomo

Destaques
Início: 
sábado, 12 de janeiro de 2019
Término: 
sábado, 12 de janeiro de 2019
Local:
Observatório do Amanhã e Píer
Horário:
sab 18h-21h

A relação do ser humano com o espaço sideral é bastante antiga: desde tempos imemoriais, o céu sempre intrigou e fascinou nossos antepassados. Este fascínio continua até hoje e, seja com cartas celestes ou telescópios espaciais, continuamos olhando para cima.

No Terreiro de Curiosidades e Lounge do Museu do Amanhã ao fim da tarde no dia 12 de janeiro, os visitantes poderão conversar com astrônomos sobre o que eles fazem e como se observa os astros hoje. A conversa será seguida por uma observação do céu no píer do Museu do Amanhã. 

A atividade é realizada pelo Observatório do Valongo, tem parceria com o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) e o Clube de Astronomia do Rio de Janeiro (CARJ) e faz parte do projeto mundial “100 Horas de Astronomia”, da União Astronômica Internacional.

SAIBA MAIS

18h - Converse com um Astrônomo (Terreiro de Curiosidades e Lounge/Ponto de Encontro)

Bate-papo com pesquisadores sobre como é o dia-a-dia de um astrônomo (ou astrônoma) no Brasil e em outros países, o que é preciso fazer para começar na área e outras questões que surgirem. 

Convidados:

Patrícia Spinelli - astrônoma com doutorado no Instituto Max Planck de Astrofísica (Alemanha), especialista em lentes gravitacionais fracas, cosmologia e astrofísica extragalática. Co-fundadora do grupo de divulgação de Astronomia GalileoMobile, Patrícia atualmente é pesquisadora adjunta do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST);

Diana Andrade -  astrônoma com doutorado em Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Especialista em estrelas supergigantes, superfícies de planetas e cometas e grãos interestelares. Atualmente é professora adjunta no Observatório do Valongo (UFRJ);

Pedro Russo - professor de Astronomia e Sociedade da Universidade de Leiden, Holanda. Pedro foi pesquisador no Instituto Max Planck, onde trabalhou na equipe cientifica da sonda espacial Venus Express da Agência Espacial Europeia. Também foi coordenador das atividades do Ano Internacional da Astronomia (2009) em âmbito global;

Eduardo Penteado - astroquímico, doutor pela Universidade Radboud (Holanda), especialista em astrobiologia, astrofísica do meio interestelar e astroquímica. Atualmente Eduardo é pesquisador do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) e trabalha com inclusão de refugiados nas ciências;

Thiago Gonçalves - astrofísico, doutor pelo Instituto de Tecnologia da Califórnia - Caltech (EUA), Thiago é especialista em formação e evolução de galáxias. Atualmente é coordenador do programa de pós-graduação do Observatório do Valongo e coordenador de imprensa da Sociedade Astronômica Brasileira.

Logo em seguida, haverá observação do céu no Píer Mauá (a depender de não haver chuva).

O Museu do Amanhã é gerido pelo Instituto de Desenvolvimento e Gestão – IDG, e conta com patrocinadores e parcerias que garantem a manutenção e execução dos projetos e programas ao longo do ano. O projeto é uma iniciativa da Prefeitura do Rio de Janeiro, concebido em conjunto com a Fundação Roberto Marinho, instituição ligada ao Grupo Globo.