Um Amanhã para chamar de seu | Museu do Amanhã

No #EmptyMuseuDoAmanhã, Instagrammers puderam explorar o Museu vazio

Foto de Raquel Novaes / Museu do Amanhã
Por Raquel Novaes*

Em uma parceira com o Instagram, realizamos o #EmptyMuseuDoAmanhã, na noite da última quarta-feira, dia 6. Um grupo de Instagrammers e a atleta Lara Teixeira (@teixeiralara) puderam fazer registros do Museu, com o espaço vazio. O #EmptyMuseum ("Museu Vazio", em inglês) já aconteceu em lugares como o Tate Modern, em Londres, o Louvre, em Paris, e o Boca Juniors, na Argentina. Na ocasião, cada um desses espaços é aberto com exclusividade para Instagrammers explorarem o ambiente só com a presença deles, em uma experiência única.

"Desde antes da inauguração do Museu usamos as redes sociais para criar laços com nosso público. Realizar o Empty Museu do Amanhã foi uma oportunidade única de fortalecer essa relação, apresentando o Museu sob outra perspectiva para o público. Ao final da visita, alguns Instagrammers afirmaram que a experiência de conhecer o Museu assim foi capaz de mudar sua visão de mundo", relata Alexandre Fernandes, Diretor de Desenvolvimento de Públicos do Museu do Amanhã.

“O Museu do Amanhã já é um ícone cultural e visual brasileiro. Essa colaboração fez todo o sentido para nós, pois reunimos um time de apaixonados por vídeo e por fotografia, e discutimos o impacto da plataforma no dia a dia das pessoas aqui e no mundo durante os jogos”, destaca Christian Rôças, líder de parcerias estratégicas em entretenimento do Facebook e do Instagram Brasil.

“Em Londres, o Instagram tinha 80 milhões de contas, hoje, são mais de 500 milhões no mundo, sendo 35 milhões apenas no Brasil. Estamos muito animados para ver o impacto deste crescimento na interação dentro da plataforma”, acrescenta. O Instagram reúne conteúdo autêntico e bastidores de atletas e equipes, do avião ao vestiário, e momentos de descontração. Nesse cenário, vídeos marcarão presença no feed de todos. Apenas nos últimos seis meses, globalmente, o tempo total que as pessoas passam assistindo a vídeos no Instagram aumentou 150%, e aplicativos como Boomerang e Hyperlapse facilitam e tornam os vídeos muito mais divertidos.

Para Natália Alves e Suzanne Malta, donas da conta @oquefazernorio e duas dos Instagrammers que participaram do #Empty, “poder analisar o Museu do Amanhã de portas fechadas, com o silêncio que pairava no seu entorno, foi uma experiência muito rica. Nossos olhares se tornaram muito mais sensíveis às questões retratadas nesse ambiente.”

Clicando nas hashtags #EmptyMuseuDoAmanhã e #EmptyMuseuDoAmanha no Instagram você pode conferir todas as fotos e vídeos publicados.
*Raquel Novaes é Coordenadora de Marketing Digital do Museu do Amanhã