Academia Brasileira de Ciências celebra 100 anos no Museu | Museu do Amanhã

Um século de ciência: construindo um futuro melhor

Exposições Temporárias
Exposição apresenta descobertas científicas e destaca os principais brasileiros em cem anos de Academia / Foto: Raquel Novaes - Museu do Amanhã
terça-feira, 03 de maio de 2016
domingo, 15 de maio de 2016
Reunião Magna: Auditório Exposição: Arcadas
ter - dom 10h-18h

O Museu do Amanhã recebe na noite da próxima terça-feira a cerimônia de celebração pelos 100 anos da Academia Brasileira de Ciências (ABC). Quem ganha o presente, porém, é o público, que poderá assistir a uma exposição sobre as principais descobertas da ciência brasileira e mundial desde 1916 - ano de criação da ABC - e, a partir de quarta-feira (4), acompanhar a série de palestras da Reunião Magna da instituição, também realizada no Museu.

A Reunião Magna irá reunir dezenas de cientistas brasileiros e estrangeiros de excelência em palestras sobre temas atuais de interesse geral, como zika vírus, segurança alimentar global, energia e o desenvolvimento do pensamento científico. A sessão de abertura será conduzida pelo Prêmio Nobel de Física 2015, Takaaki Kajita. Veja aqui a programação completa.

As palestras da Reunião Magna, todas gratuitas, acontecem no Auditório do Museu do Amanhã entre os dias 4 e 6 de maio e estão sujeitas a lotação. Para se inscrever, preencha o formulário on-line.

Já a exposição “100 Anos da Academia Brasileira de Ciências” oferece ao público uma espécie de “túnel do tempo” das descobertas científicas e da construção de centros de pesquisa do Brasil e do mundo. A mostra reúne vídeos e fotos, além de um painel destacando 18 cientistas brasileiros que contribuíram para o desenvolvimento socioeconômico do país.

O evento conta ainda com um e-book interativo para crianças, que poderão aprender sobre grandes cientistas do Brasil através de jogos, ilustrações e filmes de animação, produzidos pelo Canal Futura e pelo Sesi. Simultaneamente, um evento semelhante sobre o centenário da ABC também acontece no Salão Negro da Câmara Federal, em Brasília.

A exposição “100 Anos da Academia Brasileira de Ciências” estará em exibição nas Arcadas do Museu até o dia 15 de maio.

Navio de pesquisas oceânicas ficará atracado ao lado do Museu

Outra novidade trazida pelo centenário da ABC é o navio de pesquisa oceânica Vital de Oliveira, que ficará atracado no lado esquerdo do Museu do Amanhã e poderá ser visitado pelo público, entre os dias 3 e 6 de maio. Nos dias 3 e 5, das 10h às 18h; no dia 4, das 14h30 às 18h; e no dia 6, das 10h às 12h.

O navio irá expor parte do acervo do Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast). Operada pela Marinha e adquirida pela Petrobras, Vale e os ministérios da Defesa (MD) e Ciência e Tecnologia (MCTI) em 2015, será a primeira vez que a embarcação atraca no Rio de Janeiro.