Nós, extraterrestres | Museu do Amanhã

O voo da humanidade

Observatório do Amanhã
O físico Moyses Nussenzveig fala ao jornalista Sérgio Brandão sobre o futuro da exploração espacial / Foto: Marcos Tristão - Museu do Amanhã
Início: 
sexta, 13 de maio de 2016
Término: 
sexta, 13 de maio de 2016
Local:
Observatório do Amanhã
Horário:
sex 16h30-18h

Algumas décadas após Santos Dumont conquistar os céus - feito abordado na exposição temporária do Museu do Amanhã -, a humanidade dava seus primeiros passos na Lua. Hoje, procura por água em Marte e já faz planos de pousar no Planeta Vermelho. Aonde a exploração espacial nos levará nos próximos 50 anos?

Para abordar algumas possibilidades sobre nossos próximos passos extraterrestres, o Observatório do Amanhã apresenta, no dia 13/05, o talk show “O voo da humanidade”. O físico e professor emérito da UFRJ Moyses Nussenzveig, membro da Academia Brasileira de Ciências e ex-pesquisador da Nasa, é o entrevistado de Sérgio Brandão, jornalista da área científica e curador internacional da Mostra VerCiência. Uma gravação do evento será, depois, disponibilizada para exibição na internet.

O paulista Herch Moysés Nussenzveig é conhecido no Brasil por seus trabalhos em óptica. Desde a década de 1960, o pesquisador, graduado em física na Universidade de São Paulo (USP) mas morador do Rio há quase 50 anos, investiga dois dos fenômenos mais belos da natureza: o arco-íris e a auréola.

Em 2014, Nussenzveig, que também é professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), foi um dos idealizadores dos kits de ciência que foram distribuídos em todas as escolas públicas do país. A ideia foi inspirada numa iniciativa da década de 1970, quando os kits eram vendidos em bancas de jornal.

- O professor Nussenzveig é um dos mais respeitados cientistas brasileiros, com uma história dedicada à divulgação científica. É com grande prazer que o receberemos nesse espaço ideal para a troca de ideias, que é o Museu do Amanhã – diz Sérgio Brandão.

  • Evento gratuito;
  • Para se inscrever, clique aqui;
  • A inscrição não dá direito a visitação ao Museu;
  • Entrada pela porta lateral do prédio.
O Museu do Amanhã é gerido pelo Instituto de Desenvolvimento e Gestão – IDG, e conta com patrocinadores e parcerias que garantem a manutenção e execução dos projetos e programas ao longo do ano. O projeto é uma iniciativa da Prefeitura do Rio de Janeiro, concebido em conjunto com a Fundação Roberto Marinho, instituição ligada ao Grupo Globo.