Um olhar sobre os refugiados | Museu do Amanhã

Vozes do Refúgio: dados globais, olhares locais

Observatório do Amanhã
Foto aérea que mostra barco superlotado de refugiados atravessando o mar
Início: 
quinta, 16 de junho de 2016 14:00
Término: 
quinta, 16 de junho de 2016 17:00

Como parte das celebrações do Dia Mundial do Refugiado, em parceria com a Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) e Cáritas Arquidiocesana do Rio de Janeiro, realizamos dia 16 de junho, quinta-feira, às 14 horas, seminário sobre a situação dos refugiados no mundo e no Brasil, com especialistas da área e refugiados de diferentes nacionalidades.

Duas mesas serão formadas para debater junto ao público presente as diferentes perspectivas da temática do refúgio. Na primeira mesa serão apresentadas as visões globais e nacionais sobre os fluxos, motivações e consequências do refúgio, com a participação do Oficial de Proteção do ACNUR, Gabriel Godoy; a Coordenadora Geral do Comitê Nacional para Refugiados (CONARE/MJ), Maria Beatriz Nogueira; a Coordenadora de Atendimento da Cáritas Rio, Aline Thuller; e a Profa. Dra. Ângela Facundo, da Casa de Rui Barbosa.

Já a segunda mesa será composta exclusivamente por refugiados e refugiadas da República Democrática do Congo, Colômbia e Síria que, além de responder as perguntas do público, apresentarão suas experiências e opiniões sobre os temas de diversidade e discriminação, gênero e infância, trabalho e acesso à educação.

Para encerrar o seminário, haverá a apresentação artística de um coral de congolesas composto por cantoras e músicos.

  • A inscrição não dá direito à visitação ao Museu;
  • Confira a programação completa;
  • Inscreva-se no link abaixo.
O Museu do Amanhã é gerido pelo Instituto de Desenvolvimento e Gestão – IDG, e conta com patrocinadores e parcerias que garantem a manutenção e execução dos projetos e programas ao longo do ano. O projeto é uma iniciativa da Prefeitura do Rio de Janeiro, concebido em conjunto com a Fundação Roberto Marinho, instituição ligada ao Grupo Globo.