A Vida no Futuro | Museu do Amanhã

Simpósio Global: Inteligência Artificial e Inclusão – a Vida no Futuro

LAA | Laboratory of Activities of Tomorrow
Mapa mundi com vários pontos verdes e azuis conectados por linhas
Start: 
Thursday, November 9th, 2017
End: 
Thursday, November 9th, 2017
Venue:
Auditório do Museu do Amanhã
Schedule:
Thu 6pm-8pm

Como a Inteligência Artificial pode nos ajudar a construir um amanhã melhor? No dia 9 de novembro, das 18h às 20h, realizaremos o ciclo de palestras “A Vida no Futuro”, aqui no auditório do Museu do Amanhã. O evento é parte do Simpósio Global sobre Inteligência Artificial e Inclusão que acontece de 8 a 10 de novembro. O objetivo é mapear as oportunidades e desafios da inteligência artificial à medida em que buscamos construir um mundo melhor, mais inclusivo e diversificado.

O simpósio receberá pesquisadores de mais de 40 países para abordar os efeitos das tecnologias baseadas em inteligência artificial. A organização é realizada pelo Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro (ITS Rio), Berkman Klein Center para Internet e Sociedade da Universidade de Harvard e Museu do Amanhã em nome da Network of Centers (NoC), com apoio do Fundo de Ética e Governança da Inteligência Artificial, International Development Research Centre (IDRC) e Open Society Foundations (OSF).

PROGRAMAÇÃO

09/11 | 18h às 20h
Auditório do Museu do Amanhã

Reimaginando o amanhã
Marcela Sabino, Laboratório de Atividades do Amanhã

O amanhã não é uma data no calendário, nem um destino inescapável. O amanhã é construído, feito a partir de hoje, agora. As escolhas que fazemos diariamente nos levam a uma série de amanhãs possíveis. Como vamos viver uns com os outros e com o planeta? Como a tecnologia, particularmente a inteligência artificial, integra a construção de um futuro desejável? A palestra irá explorar essas questões.
 
Princípios da Inteligência artificial
Rogério Abreu de Paula, IBM

A inteligência artificial já está entre nós. A sociedade é cada vez mais mediada e afetada por essa tecnologia, só que ao invés de uma realidade povoada por robôs ou ciborgues, a inteligência artificial que transforma nossas vidas é muitas vezes invisível. Esta apresentação tem como objetivo aprofundar a análise sobre os efeitos da inteligência artificial que muitas vezes passam despercebidos.
 
Inteligência artificial e criatividade
Mimi Onuoha, artista

A criatividade continua sendo uma faculdade exclusivamente humana? A inteligência artificial já ajuda artistas, cientistas e diferentes profissionais a criar, produzindo ou reproduzindo subjetividades. A tecnologia é hoje também criadora, em alguns casos sem qualquer tipo de intervenção humana. O que isso pode significar para nós? Essa palestra buscará respostas provisórias a isso.
 
Desafios e oportunidades da inteligência artificial
Ronaldo Lemos, ITS Rio

Os próximos desafios e oportunidades da inteligência artificial serão críticos para a construção de um amanhã mais justo e inclusivo. Evitar regulações danosas e potencializar os impactos positivos da tecnologia começa com debates aprofundados sobre seus riscos e benefícios. Nessa fala de encerramento, vamos apontar para o futuro da inteligência artificial no mundo e no Brasil.
 
Juventude e inteligência artificial
Sandra Cortesi, Berkman Klein Center da Universidade de Harvard

As tecnologias digitais transformaram radicalmente a vida diária e as rotinas de crianças e jovens. Essa transformação só se intensificará com o desenvolvimento acelerado e surgimento de tecnologias baseadas em inteligência artificial. Cada vez mais, a inteligência artificial molda o que os jovens veem, com quem eles se envolvem ou como aprendem. Como implementar políticas e proteções adequadas para garantir que as novas tecnologias promovam inclusão, diversidade, bem-estar, participação cívica, pensamento crítico, e expressão criativa? Esta fala tentará mapear algumas possibilidades.

As palestras ministradas em inglês contarão com tradução simultânea.

 

Museum of Tomorrow is an Applied Sciences museum which explores the opportunities and challenges which humanity will be forced to tackle in the coming decades from the perspective of sustainability and conviviality. Launched December 2015 by Rio de Janeiro City Hall, Museum of Tomorrow is a Culture asset from Rio's Secretary of Culture currently managed by Instituto de Desenvolvimento e Gestão (IDG). Example of a well-succeeded partnership between public power and private initiative, it has already received over three million visitors since opening. With Santander Bank as a Master Sponsor and a wide network of partner sponsors as Shell, IBM, IRB-Brasil RE, Engie, Grupo Globo and Instituto CCR, the museum was originally conceived by Roberto Marinho Foundation.