Lab de Ideias

Lab de Ideias

uma incubadora de ideias para o amanhã

O Lab de Ideais convida jovens de 18 a 25 anos a colocar a mão na massa mapeando problemas e criando soluções pros seus territórios! Através de  oficinas criativas e práticas que irão unir cultura, tecnologia e identidade, o projeto é um convite a troca de experiências, à inovação e ao fortalecimento da conexão entre jovens, cidade e territórios. Inscreva-se até o dia 14 de setembro!

No Lab, a CodeFicar é a nossa parceira, elaborando a metodologia a ser trabalhada. São especialistas em desenvolver e inspirar mudanças em comunidades em desvantagem socioeconômica, conectando educação eficaz, tecnologia inclusiva e assistência à saúde mental.

Metodologia

Oficinas de Brainstorm: Estimular a criatividade dos participantes na identificação de problemas presentes em seu território.

Mapeamento de Problemas: Organizar e priorizar os problemas levantados nas oficinas de brainstorm.

Mapeamento de Soluções: Desenvolver soluções criativas e viáveis para os problemas priorizados.

Refinamento das Ideias: Aprimorar e detalhar as soluções desenvolvidas, tornando-as mais consistentes e viáveis.

Apresentação de Soluções: Capacitar os participantes para apresentar suas propostas de forma estruturada e impactante.

Informações

Quando: 
01 a 14/09 - Inscrições
15 a 19/09 - Seleção de inscritos
22 a 26/09 - Divulgação dos selecionados
04/10 a 13/12 - encontros aos sábados das 10h às 15h
Onde: Museu do Amanhã
Para quem: jovens adultos de 18 a 25 anos de todo o Rio 
Inscrições: 01 a 14/09 - https://ponte-de-ideias.codeficar.org/

Oficinas

Oficina de escrita: A importância de expor em papel com Nath Braga 

Um workshop que aborda o poder da escrita e da externalização de ideias a partir do olhar periférico, incentivando os participantes a colocar seus pensamentos no papel como forma de organizar, compreender e dar sentido à exposição de suas realidades.

Nath Braga

Nath Braga

É jornalista, youtuber, criadora de conteúdo, conhecida por abordar temas como etnia, gênero, sexualidade e educação. É repórter no The Intercept Brasil, co-fundadora do coletivo Influência Negra e vencedora do Troféu Mulher Imprensa em 2021.

Oficina ComuniTec: É possívelcriar com o que se tem com Bia Lopes e Thiago Costa

Um workshop de experimentação e à inovação, explorando os recursos disponíveis de maneira original e criativa. Espera-se  estimular a imaginação e promover soluções práticas para desafios reais.

Bia Lopes

Bia Lopes

É Diretora de Criação Associada na Jotacom, palestrante do TEDx, fotógrafa e fundadora da agência Quintal e do projeto Re_Modelar. Diretora de arte premiada, Bia desenvolveu inúmeras campanhas para clientes de alto perfil, como Chevrolet, Banco do Brasil, Seara, Lupo, Eataly, SBT e Big Brother Brasil. Como mulher negra brasileira, ela busca disseminar a criatividade brasileira para a publicidade global.

Thiago Costa

Thiago Costa

É Diretor de Arte no iFood e Fundador da agência Quintal, com mais de 10 anos de experiência no desenvolvimento de comunicação criativa, estratégica e inclusiva por meio do design gráfico. Desenvolveu campanhas para diversos clientes de alto perfil, como FMU, iFood e Paulinas-COMEP, entre outros.

Oficina Tecpossibilidades: Você pensa? É possível fazer! com Jonas Esteves

Um workshop tecnológico que demonstra como a tecnologia pode transformar ideias em oportunidades, quebrando barreiras e ampliando horizontes.

Jonas Esteves Artista

Jonas Esteves Artista

É artista, programador e hacker autodidata, desenvolve pesquisas em arte contemporânea e tecnologia. Mestre em Poéticas Interdisciplinares na Escola de Belas Artes da UFRJ.

Oficina resgates culturais: O que é popular? Você gosta do que vê ao redor? com Rafaela Pinah

Resgate das potências culturais locais como meio de criação. Os participantes usam a arte como ferramenta para valorizar e construir a partir das heranças culturais.

Rafaela Pinah

Rafaela Pinah

É multiartista, educadora e produtora cultural. Sua atuação articula arte, ancestralidade e tecnologias, com foco em práticas decoloniais e no fortalecimento de narrativas periféricas e afro-brasileiras. A partir de linguagens como performance, audiovisual e educação crítica, desenvolve projetos que cruzam política, espiritualidade e criação coletiva. Atua também como facilitadora de processos formativos em arte e cultura digital, com especial atenção para juventudes negras e dissidentes.

Oficina da voz: É importante falar? Como falar? Como se projetar o seu corpo e sua voz?com Ana Paula Black

Técnicas de apresentação voltadas para a expressão autêntica e envolvente das ideias. A oficina foca na projeção do corpo e da voz como ferramentas para apresentar quem se é e o que se pensa. 

Ana Paula Black

Ana Paula Black

É atriz e professora de interpretação, com 27 anos de carreira. Integra a Cia dos Comuns, uma das principais referências do teatro negro brasileiro.

Palestra Revolução. Dinheiro causando mudança com Amanda Dias do Grana Preta

Grana Preta é um programa de emancipação financeira que oferece soluções voltadas para pessoas de baixa renda, micro e pequenos empreendedores. Aqui disseminamos a educação financeira sob a perspectiva intraeconômica em nosso conteúdo, cursos e métodos exclusivos de capacitação, para uma autogestão que se desenvolve na coletividade.

Amanda Dias

Amanda Dias

É comunicadora, orientadora financeira e sócia fundadora da Grana Preta, um programa de emancipação econômica que oferece soluções voltadas para pessoas de baixa renda. A partir de referências culturais afro-brasileiras, seu propósito é disseminar a educação financeira através do conteúdo digital, cursos e métodos exclusivos de capacitação para uma autogestão que visa a qualidade de vida e a sustentabilidade financeira das pessoas

Oficina Bora Ver com Gabriel Borja

Nesta oficina, os participantes terão uma introdução prática ao uso de impressoras 3D como ferramenta de criação e prototipagem. A proposta é mostrar, de forma acessível, como essa tecnologia pode ser utilizada para transformar ideias em objetos físicos, ampliando as possibilidades de expressão, inovação e resolução de problemas.

Gabriel Borja

Gabriel Borja

É designer de produto com ênfase em tecnologias tridimensionais e manufatura aditiva. Seu campo de atuação inclui modelagem digital, prototipagem rápida e impressão 3D, com interesse particular nas interseções entre design, inovação tecnológica e cultura visual.

Como apresentar um projeto? com Marisa Santana 

Com foco na comunicação e apresentação profissional, o encontro propõe um mergulho em ferramentas práticas e criativas que ajudam a estruturar, organizar e vender sua ideia. Vamos falar de narrativa, linguagem, identidade.

Marisa Santana

Marisa Santana

É gestora cultural e especialista em impacto social, com mais de 10 anos de experiência em projetos voltados para educação, inovação social e responsabilidade corporativa. Atualmente, lidera iniciativas estratégicas, gestão de programas e parcerias, além de acompanhar indicadores de impacto e engajamento de stakeholders.