O curso foi desenvolvido com o objetivo de discutir conceitos e práticas em áreas da ciência, como astronomia, geologia, biologia e ecologia, promovendo a construção do pensamento crítico, científico e criativo de educadores e estudantes por meio da aplicação de diferentes dispositivos e estratégias de ensino-aprendizagem.
Iniciaremos nossa jornada discutindo o que é ciência e os processos científicos, refletindo sobre as desigualdades étnico-raciais e de gênero nesse campo.
Destacaremos a importância da representatividade, para que você possa se imaginar como futura pessoa cientista, além de ressaltar a necessidade de democratizar e descolonizar o conhecimento científico.
Abordaremos também como metodologias ativas e práticas pedagógicas baseadas na experimentação estimulam o seu protagonismo e impulsionam o desenvolvimento de um processo de ensino-aprendizagem significativo.
Na sequência, embarcaremos em uma viagem desde a formação do universo até os dias atuais. Exploraremos o que é a astronomia, traçando uma linha histórica que destaca a importância de diferentes narrativas na construção do conhecimento sobre o universo.
Vamos conversar sobre a formação e a composição do planeta Terra, reconhecendo como ele se tornou um ambiente propício para a manutenção de diversas formas de vida.
Por fim, refletiremos sobre como as ações antropogênicas têm transformado o planeta, discutindo os efeitos das mudanças climáticas e a importância da justiça socioambiental na construção de relações mais equilibradas entre os seres humanos e com a natureza.
Módulo 1 - O que é ciência? Trajetos para a democratização do fazer científico
1.1 Construção do conhecimento científico
1.2 Eu, cientista!? Protagonistas da própria história
1.3 Como estamos fazendo ciência?
1.4 Mediando o processo de ensino-aprendizagem
1.5 Proposta de atividade
Módulo 2 - Onde estamos
2.1 A ciência do céu
2.2 Cosmologia
2.3 Composições luminosas
2.4 Proposta de atividade
Módulo 3 - Nossa casa
3.1 Planeta Terra
3.2 Um longo trajeto
3.3 Terra viva
3.4 Um lar diverso
3.5 Proposta de atividade
Módulo 4 - “Estamos no mesmo mar, na mesma tempestade, mas em barcos diferentes”
4.1 Somos parte
4.2 Políticas ambientais
4.3 Justiça socioambiental
4.4 Futuros possíveis
4.5 Proposta de atividade