O Laboratório de Atividades do Museu do Amanhã (LAA), em parceria com o Instituto da Hora (IDH), anuncia a abertura de inscrições para a convocatória da residência artística, Tecnologia Afetiva. Esta residência integra o Arte do Amanhã 2024, programa artístico dedicado ao estímulo e à capacitação para práticas criativas, A programação do espaço é voltada para a experimentação, inovação e prototipagem em arte, ciência e tecnologia. A cada ano, um parceiro é convidado a participar colaborando com a curadoria e direção artística, visando a interação e a capacitação de artistas e de um público livre interessado na temática escolhida. A primeira edição aconteceu em 2023, em parceria com o Instituto Ling e o curador convidado, Batman Zavareze.
A residência artística Tecnologia Afetiva se estabelece como um espaço crucial para artistas. A proposta central é que os participantes utilizem a arte e a tecnologia, através de uma lente afetiva, para desenvolver propostas que ofereçam um caminho de amor, acolhimento e cura. O trabalho criativo desenvolvido durante a residência deve ser direcionado especificamente para comunidades negras e indígenas brasileiras.
A base conceitual da residência é firmemente ancorada nos trabalhos da renomada escritora e ativista bell hooks. As obras utilizadas como fundamento para esta iniciativa são os livros: “Tudo sobre o Amor” e “Ensinando a Transgredir”. A convocatória para a residência artística Tecnologia Afetiva já está aberta.
Cronograma
Evento inaugural:
Camilla Rocha Campos, Luciana Rodrigues e Negalê Jones abrem o programa com uma conversa sobre arte, tecnologia e os conceitos éticos e afetivos de bell hooks, apresentando a proposta, estrutura e lançamento do edital.
Ciclo de Aprofundamento (03/06 a 08/07):
Curado pelo Instituto da Hora, contará com seis artistas convidados que ministraram workshops online gratuitos sobre arte e tecnologia, promovendo troca e experimentação criativa.
Residência Híbrida (23/09 a 18/10):
Destinada a participantes de pelo menos dois workshops, terão quatro semanas de duração — duas online e duas presenciais no Laboratório de Atividades do Amanhã — aprofundando o desenvolvimento de projetos em Tecnologia Afetiva.
vídeos: ciclo de aprofundamento
abertura:
Ética amorosa — Luciana Rodrigues
Audiovisual — Paulinho Sacramento
Sonoridade e Bioeletricidade — Negalê Jones
Tecnologias ancestrais — Walla Capelobo
Transmídia — biarritzzz
Arte e Memória — UÝRA
Residentes
Maria Emília Gomes
Lourdes da Silva
Ygor Gama
Oderiê
