Residência Artística

Pós-natural e outras ecologias

O Programa de Residência Artística do Museu do Amanhã, realizado pelo Laboratório de Atividades do Amanhã (LAA), é uma plataforma de experimentação, inovação e debate.

Sobre o programa

Ao longo de 9 semanas, o programa de residências artísticas promove trocas entre artistas contemporâneos, cientistas, curadores e filósofos com o intuito de enriquecer investigações artísticas apoiadas na interdisciplinaridade entre arte, ciência e tecnologia.

Aberto a residentes de todo o Brasil, com, no mínimo, 3 anos de produção, o programa contará com acompanhamento curatorial dedicado e intercâmbio de um grupo de mentores especializados. Ao longo de 4 semanas, os residentes contarão com espaço dedicado à elaboração de seus projetos, a ser exibido em formato público ao fim da residência.

O programa contará com:

  • Atividades de desenvolvimento profissional, incluindo apresentações de pesquisa, leituras de portfólio e mentoria dedicada;
  • Visitas mediadas a museus, galerias, espaços independentes, ateliês de artistas e organizações sociais dentro do Rio de Janeiro;
  • Encontros com artistas, curadores, cientistas, acadêmicos e outros pesquisadores a fim de promover trocas de pesquisa, em formatos de apresentação, conversa, eventos e cafés;
  • Trocas informais entre residentes e o circuito artístico.

Sobre a edição Pós-natural e outras ecologias

Como maneira de examinar as relações entre natureza, cultura, tecnologia e ficção, a residência elege, neste ano, o tema: Pós-natural e outras ecologias. A proposta traça uma referência direta a campos de estudos filosóficos, ecológicos e artísticos: se, de um lado, o termo pós-natural foi cunhado para descrever organismos que foram intencionalmente e hereditariamente alterados pelos seres humanos, por outro lado, na filosofia, os estudos pós-naturais tratam de uma estrutura de pensamento que nos convida a desestabilizar o binômio natureza/cultura, criando um espaço inclusivo e aberto a partir do qual podemos discutir novas abordagens da ecologia.

Ao borrar as fronteiras entre ciência, estética, ética e política, a residência propõe um olhar interdisciplinar entrelaçado e dinâmico, onde materialidades, formas de vida, tecnologias e culturas estão infinitamente interconectadas.

Assim, são convidados artistas cujas pesquisas proponham ecologias especulativas; novas formas, biológicas ou artificiais, de habitar o mundo; interações entre cultura e natureza; escutas de saberes ecológicos tradicionais; e práticas artísticas que repensem nossa relação com os ambientes que habitamos.

Etapas

A residência é dividida em 5 momentos:

  • Submissão de projeto, análise e seleção dos residentes;
  • 5 semanas de acompanhamento online para os 5 artistas selecionados;
  • 4 semanas presenciais no espaço maker do LAA, onde os 5 artistas selecionados terão a oportunidade de explorar, colaborar e debater a relação entre arte, natureza, tecnologia e sociedade;
  • Ações abertas ao público durante o período em residência presencial, proposto em conjunto entre a curadoria e os residentes
  • Uma apresentação pública das pesquisas e trabalhos, em formato e data a ser decidido pelo Museu.

Diretriz curatorial

Como maneira de examinar as relações entre natureza, cultura, tecnologia e ficção, a residência elege, neste ano, o tema: Pós-natural e outras ecologias.

O pós-naturalismo é a teoria do pós-natural, um termo cunhado para descrever organismos que foram intencionalmente e hereditariamente alterados pelos seres humanos. Na filosofia, os estudos pós-naturais é uma estrutura de pensamento que nos convida a desestabilizar o binômio natureza-cultura, um espaço inclusivo e aberto a partir do qual podemos discutir novas abordagens da ecologia.

Ao borrar as fronteiras entre ciência, estética, ética e política, a residência propõe um olhar interdisciplinar entrelaçado e dinâmico, onde materialidades, formas de vida, tecnologias e culturas estão infinitamente interconectadas.

Assim, são convidados artistas cujas pesquisas proponham ecologias especulativas; novas formas, biológicas ou artificiais, de habitar o mundo; interações entre cultura e natureza; escutas de saberes ecológicos tradicionais; e práticas científico artísticas que repensem nossa relação com os ambientes que habitamos.

Conheça o curador convidado

Lucas Albuquerque

Lucas Albuquerque

Lucas Albuquerque (1996, Rio de Janeiro, BR) é curador independente, tendo colaborado em instituições nacionais e internacionais. Como crítico de arte, já escreveu para revistas e plataformas como ArtForum, seLecT, Amarello, SP–Arte e ArtRio, assim como para jornais e artigos acadêmicos.

Foi coordenador curatorial da Casa Museu Eva Klabin (Rio de Janeiro), produzindo diálogos entre seu acervo e arte contemporânea. Foi curador-organizador da Galeria Aymoré (Rio de Janeiro). Como curador do programa de residências artísticas do Instituto Inclusartiz (Rio de Janeiro), trabalhou estabelecendo conexões com artistas, curadores e pesquisadores entre Brasil e Reino Unido (Delfina Foundation), França (Frac Bretagne), Espanha (Homessessions) e Holanda (Rijksakademie).

Realizou a curadoria das exposições “Rosana Paulino: Novas Raízes” (2024), na Casa-museu Eva Klabin (Rio de Janeiro); “Muamba: brazilian traces of movement” (2023), na Ruby Cruel (Londres, U.K.); “Whispers from the South” (2023), na Lamb Gallery (Londres); “Ustão” (2023) e “Ultramar” (2023), na Casa Museu Eva Klabin (Rio de Janeiro); “O Sagrado na Amazônia” (2023), com Paulo Herkenhoff, e “Gamboa: nossos caminhos não se cruzaram por acaso” (2022), no Instituto Inclusartiz (Rio de Janeiro); “Futuração” (2021), na Galeria Aymoré (Rio de Janeiro); além de outras individuais e coletivas.

 

Conheça o júri

Rafa Bqueer

Rafa Bqueer

Vive e trabalha entre Rio de Janeiro e São Paulo. Graduou-se em Artes Visuais pela Universidade Federal do Pará (UFPA). As práticas performáticas de Rafa Bqueer partem de investigações sobre arte política, sexualidade, afrofuturismo e decolonialidade. Drag queen e ativista LGBTQI+, Bqueer tem um trabalho que dialoga também com vídeo e fotografia, utilizando de sátiras do universo pop para construir críticas atentas às questões da contemporaneidade. Atua de forma transdisciplinar com vivências entre a moda, escolas de samba e arte contemporânea.

É artista visual multimídia com formação pela Universidade Federal do Pará. Estudou e fez parte do curso Formação e Deformação da escola de Artes Visuais do Parque Lage (2018). Sua pesquisa atravessa diversas linguagens como performance, fotografia, arte têxtil e cinema . Em 2024 foi júri do 17° Prêmio Funarte Marc Ferrez de Fotografia.

Já participou de exposições em diversos países como Espanha, Alemanha, Inglaterra , Portugal, França, Estados Unidos entre outros ; Participou da 1° edição da Bienal das Amazônias (2023); Em 2025 participa da 1° edição da Bienal de artes dos Açores ; Realizou uma individual no Museu de Arte do Rio (2020) e fez parte da coletiva "Histórias LGBTQIA+" no MASP (2024); Já foi contemplada com o prêmio da Revista ZUM de Fotografia- Instituto Moreira Salles (2020); Prêmio Foco Art Rio (2019) e Residência artista Annes B em Nova York (2019). Suas obras fazem parte de importantes coleções públicas e privadas como: Pinacoteca do Estado de São Paulo, Museu de Arte do Rio e Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro.

Noara Quintana

Noara Quintana

Artista visual, vive e atua entre Florianópolis, SC, e Los Angeles, EUA. Sua pesquisa concentra-se na materialidade de objetos cotidianos e nos índices de histórias do Sul Global que carregam. Através de instalações e esculturas, seu trabalho aponta para trocas econômicas, formas arquitetônicas e narrativas contrárias ao legado de um imaginário colonial.

Dentre as diversas residências que participou estão: Ybytu (2024), em parceria com MAM São Paulo para o 38º Panorama da Arte Brasileira, São Paulo; Delfina Foundation (2023), pelo Instituto Inclusartiz, Londres, UK; Pivô Arte Pesquisa (2021), São Paulo; Cité Internationale des Arts, sendo “Lauréate 2020” do Institut Français, e da EHESS pela “Art and Research Residency” (2017), Paris.

Nos últimos anos integrou exposições como: “1000o”- 38º Panorama da Arte Brasileira, MAM-SP, São Paulo (2024); “Bubuia”, Bienal das Amazônias, Belém (2023); Futuro Fóssil, Projeto Vênus, São Paulo (2023); “Contra-Flecha: Arqueia mas não quebra”, Galeria Almeida & Dale, São Paulo (2023), “LABINAC – O que sempre fizemos”, Casa Zalszupin com Almeida & Dale e Galeria Jaqueline Martins, São Paulo (2023); “Pays rêvé, pays reverse”, Cité Internationale des Arts, Paris (2023), “De montañas submarinas el fuego hace islas”, KADIST and PIVÔ, São Paulo (2022); “The Children Have to Hear Another Story – Alanis Obomsawin”, Haus der Kulturen der Welt (HKW), Berlin (2022), “For The Phoenix To Find Its Form In Us”, SAVVY Contemporary, Berlin (2021); Frestas - Trienal das Artes SESC “O rio é uma serpente”, Sorocaba, SP (2021).

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EDITAL DE RESIDÊNCIA ARTÍSTICA DO MUSEU DO AMANHÃ 2025

Confira abaixo os critérios para a participação.

1.  APRESENTAÇÃO

O Museu do Amanhã abre inscrições para a convocatória de Residência Artística Museu do Amanhã 2025 – Pós-natural e outras ecologias. 

O programa de residência será realizado ao longo de nove semanas em 2025 e é destinado a artistas e/ou produtores de arte, brasileiros ou residentes em território brasileiro há pelo menos 2 (dois anos), com comprovação de trabalho artístico há, no mínimo, 3 (três) anos.  

A edição de 2025 irá selecionar 5 (cinco) artistas e/ou produtores de arte interessados na intersecção entre arte, ecologia, tecnologia e ciências, sendo 1 (um) participante obrigatoriamente residente da cidade do Rio de Janeiro, 1 (um) participante residente da Região Sudeste, 1 (um) participante residente da Região Norte, 1 (um) participante residente da Região Nordeste e 1 (um) participante residente da Região Centro-Oeste ou Sul.

O programa é um estímulo a práticas criativas e expressões artísticas ligadas a tecnologias, sejam elas tradicionais ou contemporâneas, que trabalham de maneira multidisciplinar a relação entre natureza e cultura. 

Durante a Residência Artística, serão selecionados artistas e/ou produtores de arte maiores de 18 anos que atuem nas seguintes áreas: Artes Visuais (pintura, escultura, arte digital, audiovisual, fotografia, instalação, arte imersiva, videogame, entre outros), arquitetura, biodesign, filosofia, física, novas mídias e outros campos científicos.

2. DA EDIÇÃO PÓS-NATURAL E OUTRAS ECOLOGIAS

Seguindo as diretrizes gerais do Museu do Amanhã, o programa de Residência Artística Museu do Amanhã 2025 oferece sua plataforma de pesquisa e inovação para auxiliar artistas a desenvolverem pesquisas que examinem as relações entre natureza, cultura, tecnologia e ficção. Intitulada Pós-natural e outras ecologias, a proposta traça uma referência direta a campos de estudos filosóficos, ecológicos e artísticos: se, de um lado, o termo pós-natural foi cunhado para descrever organismos que foram intencionalmente e hereditariamente alterados pelos seres humanos, por outro lado, na filosofia, os estudos pós-naturais tratam de uma estrutura de pensamento que nos convida a desestabilizar o binômio natureza/cultura, criando um espaço inclusivo e aberto a partir do qual podemos discutir novas abordagens da ecologia.

No campo artístico, tais bases servem como enlace para agrupar proposições artísticas que examinem a relação da prática em arte com a ecologia – seja esta concreta ou especulativa. Assim, convidamos artistas e/ou produtores de arte a elaborarem as seguintes questões: 

Como as histórias dos seres não-humanos podem funcionar como reflexão para repensar nossas maneiras de estar no mundo? 

Como a interação entre natureza e cultura questiona a classificação do que é ou não natural? 

Como as violências sofridas pelas plantas, fungos, minerais e animais espelham ou expandem a noção de violência sofridas por grupos humanos?

Assim, são convidados a participar artistas e/ou produtores de arte que desejam adensar pesquisas que proponham ecologias especulativas; novas formas, biológicas ou artificiais, de habitar o mundo; interações entre cultura e natureza; escutas de saberes ecológicos tradicionais; e práticas científico-artísticas que repensem nossa relação com os ambientes que habitamos.

3. OBJETIVO DESTE EDITAL

O edital tem por finalidade selecionar e apoiar processos de pesquisa e produção artística de projetos que trabalhem com a fusão entre arte, ecologia, tecnologia e ciências para desenvolvimento em residência artística, durante nove semanas, sendo cinco semanas através de acompanhamentos curatoriais online e quatro semanas em formato presencial, no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro. 

Os projetos selecionados devem estabelecer uma forte relação com pautas ecológicas e naturais, preservação ambiental e comunitária, defesa de formas de vida e seus respectivos impactos em manifestações culturais e outros temas relacionados que estejam alinhados aos eixos do Museu do Amanhã: Convivência, Sustentabilidade e Inovação.  

Sem prejuízo do período de vigência, poderá o IDG suspender, por mera liberalidade, temporariamente, etapas do presente Edital, sem com isso afetar a validade da contratação durante o período de vigência. A referida suspensão de etapas, como o período de inscrição, visa promover períodos de organização interna, aprimoramento dos processos e melhoria do atendimento.  

4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS DESTE EDITAL

O Edital de Residência Artística Museu do Amanhã 2025 - Pós-natural e outras ecologias busca dar visibilidade a projetos que consigam traduzir questões ambientais complexas em experiências artísticas transformadoras, evidenciando a arte e a tecnologia como uma ferramenta poderosa de compreensão dos desafios ambientais contemporâneos, tendo como objetivos específicos:

4.1. Selecionar 5 (cinco) artistas e/ou produtores de arte para desenvolvimento de projeto artístico ao longo de 9 (nove) semanas em 2025;

4.2. Realizar encontros periódicos de acompanhamento curatorial com o curador convidado do Edital Residência Artística Museu do Amanhã 2025 - Pós-natural e outras ecologias, através de 5 (cinco) encontros online no período entre 28 de julho e 31 de agosto. 

4.3. Oferecer para os artistas e/ ou produtores de arte: interlocução com artistas e curadores externos convidados pelo Museu do Amanhã com o acompanhamento do curador do programa Residência Artística Museu do Amanhã 2025 - Pós-natural e outras ecologias. 

4.4. Conceder uma bolsa no valor de R$ 5.000,00 (Cinco mil reais) destinada à produção e pesquisa, para os artistas e/ou produtores de arte participantes da Residência Artística no Rio de Janeiro. 

4.5. Fornecer auxílio financeiro no valor de R$ 3.000,00 (Três mil reais) para artistas e/ou produtores de arte participantes da Residência Artística, durante o período da residência presencial, no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro. 

4.6. Oferecer passagem de ida e volta (cidade de origem - Rio de Janeiro - cidade de origem) para artistas e/ou produtores de arte, COMPROVADAMENTE NÃO RESIDENTES DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO, para fins de realização de residência artística presencial, no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro. 

4.7. Estimular o intercâmbio entre artistas, produtores de arte e curadores, em práticas criativas e inovadoras com uso da tecnologia.

4.8. Apresentar e compartilhar com o público em geral o resultado das pesquisas realizadas no contexto da Residência Artística Museu do Amanhã 2025 - Pós-natural e outras ecologias, em data e local a ser divulgado pelo Museu do Amanhã, ao final do programa da Residência Artística. 

5. QUEM PODE SE INSCREVER

Poderão participar do edital de Residência do Museu do Amanhã 2025 - Pós-natural e outras ecologias:

5.1. Artistas e/ou produtores de arte maiores de 18 anos, residentes em todo o território nacional, que tenham comprovação de atuação nas seguintes áreas:

  1. Artes Visuais: pintura, escultura, arte digital, audiovisual, fotografia, instalação, arte imersiva, videogame, entre outros;
  2. Arquitetura;
  3. Biodesign;
  4. Filosofia;
  5. Física; 
  6. Novas Mídias;
  7. Outros campos científicos.

5.2. Artistas e/ou produtores de arte brasileiros com, no mínimo, 3 (três) anos de experiência comprovada no circuito artístico. As comprovações artísticas devem conter formação prática e/ou acadêmica e experiência em exposições individuais ou coletivas. 

5.3. Artistas e/ou produtores de arte que não foram contemplados anteriormente em programa de residência do Museu do Amanhã.

6. INSCRIÇÕES

6.1. As inscrições para esse edital poderão ser feitas, de forma gratuita, a partir das 10h do dia 09 de maio de 2025 até às 18h do dia 23 de junho de 2025 (horário de Brasília) por meio de formulário de inscrição disponibilizado aqui.

6.2. As inscrições serão validadas somente mediante o preenchimento completo do cadastro de inscrição contendo todas as informações e documentos requisitados e enviados EXCLUSIVAMENTE através do FORMULÁRIO ONLINE.

6.3. O Museu do Amanhã não se responsabiliza por inscrições não concluídas devido a falhas tecnológicas, tais como problemas em servidores, transmissão de dados, provedores de acesso ou lentidão provocada pelo excesso de acessos simultâneos. Somente serão consideradas inscrições completas e realizadas através do formulário fornecido e dentro do prazo estipulado neste item.

6.4. Após o envio da inscrição, não será possível qualquer alteração nos campos preenchidos e/ou de materiais anexados.

6.5. Os Proponentes obrigam-se a responder integral e exclusivamente por qualquer direito e ação que, porventura, venham a sofrer em decorrência de questões envolvendo direitos autorais. O Museu do Amanhã não responde por direitos ou ações fundadas ou decorrentes de direitos autorais de projeto ou obra apresentados por qualquer Proponente durante a execução da presente seleção ou posteriormente. 

6.6. O ato de inscrição do Participante implica a aceitação de todas as condições estipuladas no presente edital e atesta a veracidade das informações enviadas. Serão desclassificados da participação os materiais que desrespeitem ou violem as regras deste edital e/ou os trabalhos que não se enquadrem no programa.

7. O QUE NÃO SERÁ ACEITO NESTA INSCRIÇÃO

7.1. Um mesmo Proponente não poderá inscrever mais de um projeto na presente chamada. 

7.2. Não serão aceitas inscrições de artistas e/ou produtores de arte que já foram contemplados em editais anteriores do Museu do Amanhã. 

7.3. Não serão aceitas inscrições de Proponentes residentes fora do território Nacional. 

7.4. Não poderá participar da chamada Proponente que seja cônjuge, companheiro, irmão, ascendente ou descendente de funcionário do Museu do Amanhã. 

7.5. Obrigam-se os Proponentes a não utilizarem seus projetos de forma pejorativa ou distorcida, respeitando os direitos autorais morais e adotando todas as medidas de proteção de dados, visando a preservação de seu direito à intimidade e coibindo o uso do projeto com finalidade distinta da prevista nos termos do Edital;

7.6. Não poderão ser inscritos nesta chamada projetos que façam apologia à violência, discriminação de qualquer natureza ou que promovam qualquer forma de violação dos direitos humanos, como racismo, LGBTQIAPN+fobia e capacitismo.

8. INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS PARA A INSCRIÇÃO

8.1. Nome completo e nome artístico/social;

8.2. Endereço de e-mail (o mesmo utilizado para a inscrição);

8.3. Endereço, telefone, RG e CPF;

8.4. Comprovante de residência (atualizado) em nome do participante em PDF, emitido, no máximo, 90 (noventa) dias contados da data de inscrição; 

8.5. Portfólio da pesquisa artística e currículo do proponente em um único PDF com, no máximo, 10MB.

9. INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS SOBRE A PROPOSTA DE RESIDÊNCIA:

9.1.  Título do projeto; 

9.2. Apresentação do projeto (com até 4.000 caracteres, incluindo espaços);

9.3. Justificativa do projeto (com até 2.500 caracteres com espaços);

9.4. Descrição de possíveis necessidades técnicas, espaciais, de equipamentos e de insumos (até 1.000 caracteres com espaços).

10. DA SELEÇÃO DOS PARTICIPANTES

10.1. O processo de seleção para a Residência Artística objetiva a seleção de 5 (cinco) participantes, divididos entre as seguintes categorias: 

  • 1 (um) participante obrigatoriamente residente do Rio de Janeiro (sendo desejável que este resida na Pequena África ou em comunidades da região metropolitana do Rio);
  • 1 (um) participante obrigatoriamente residente da Região Sudeste;
  • 1 (um) participante obrigatoriamente residente da Região Norte;
  • 1 (um) participante obrigatoriamente residente da Região Nordeste;
  • 1 (um) participante obrigatoriamente residente da Região Centro-Oeste ou Região Sul.

10.2. Projetos individuais e de grupos serão considerados para participação nesta chamada. Contudo, em caso de participação em grupos, apenas 01 (um) dos integrantes do grupo poderá participar da Residência Artística presencial, bem como ser contemplado com a bolsa e o auxílio financeiro citados nos itens 4.4. e 4.5. deste edital. 

10.3. Os selecionados terão acesso às ferramentas e espaço de trabalho do LAA - Laboratório do Amanhã e receberão acompanhamento e apoio de produção de equipe especializada, tendo o processo criativo registrado em material audiovisual, obedecendo do TERMO DE USO DO ESPAÇO LAA - ANEXO II.

10.4. A Contratação será formalizada através de instrumento jurídico próprio celebrado entre o IDG - Instituto de Desenvolvimento e Gestão e o PARTICIPANTE (PROPONENTE SELECIONADO).

10.5. Fica estabelecido que a inscrição e apresentação dos documentos previstos no presente Edital, configura a plena e expressa concordância e aceite das cláusulas contratuais estabelecidas no Termo de Compromisso de Participação anexo ao presente instrumento.

11. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

Durante a análise dos projetos inscritos, a Comissão de Seleção do Edital de Residência Artística Museu do Amanhã 2025 - Pós-natural e outras ecologias adotará os seguintes critérios para avaliação de propostas: 

11.1. AFINIDADE DA PROPOSTA com a temática apresentada: PÓS-NATURAL e outras ecologias;

11.2. RELEVÂNCIA e INOVAÇÃO DO PROJETO considerando a análise da proposta e justificativa. Serão também consideradas a criatividade, originalidade e inovação da proposta. O projeto é relevante em termos sociais e artísticos? Tem forte afinidade com os eixos do Museu do Amanhã: Convivência, Sustentabilidade e Inovação?

11.3. HISTÓRICO DO PROPONENTE levando-se em conta a trajetória artística do PROPONENTE nos últimos 3 anos, através de comprovação de PORTFÓLIO e CURRÍCULO. 

11.4. CLAREZA DA PROPOSTA APRESENTADA através do desenvolvimento de proposta objetiva, assim como clareza na justificativa da proposta para a Residência. 

12.  DA COMISSÃO JULGADORA

12.1. Os inscritos terão suas propostas avaliadas por um júri constituído por: equipe do Museu do Amanhã, curador convidado do Museu do Amanhã para a Edição 2025, artistas, curadores e pensadores em arte selecionados para tal avaliação.

12.2. A comissão julgadora será divulgada nas redes sociais do Museu do Amanhã durante o período vigente de inscrições.

13. DAS OBRIGAÇÕES DOS SELECIONADOS

Constituem obrigações dos participantes selecionados:

13.1. Participar dos encontros de acompanhamento com o curador convidado, tanto no período on-line quanto presencial, em dia e horários a serem divulgados no programa do Edital. 

13.2. Desenvolver projetos que estejam alinhados com os eixos temáticos do Museu do Amanhã: Convivência, Sustentabilidade e Inovação.

13.3. Ao final do período de Residência Artística, os participantes selecionados deverão apresentar, em evento aberto, os processos artísticos do seu projeto e compartilhar as experiências do programa de Residência Artística. O modelo e duração da apresentação será acordado durante o acompanhamento curatorial da Residência Artística, respeitando os prazos e orçamento definidos pelo Museu do Amanhã. 

13.4. Os projetos deverão considerar obras artísticas, processos criativos, iniciativas ou experiências dentro de diversas áreas citadas no item 5.1. do presente edital.

13.5. Na hipótese de não ser o autor das obras utilizadas no seu projeto, adotar as providências cabíveis para liberação prévia e expressa de uso e divulgação pelo IDG, perante o autor ou detentor dos Direitos Autorais de obras de terceiros que venha a utilizar total ou parcialmente em seu projeto.  

13.6. O programa de Residência Artística terá início em 28 de julho de 2025 com data de encerramento em 28 de setembro de 2025. 

13.7. Os Residentes selecionados deverão ter disponibilidade para participação das atividades acordadas, na cidade do Rio de Janeiro, em dias e horários determinados e divulgados previamente pela equipe do Edital de Residência Artística Museu do Amanhã - Pós-natural e outras ecologias, durante todo o período de setembro de 2025.

14.  O QUE SERÁ OFERECIDO

14.1. Bolsa de Residência no valor de R$ 5.000,00 (Cinco mil reais) para os participantes da Residência Artística Museu do Amanhã 2025 - Pós-natural e outras ecologias.

14.2. Auxílio financeiro no valor de R$ 3.000,00 (Três mil reais) para participantes da Residência Artística Museu do Amanhã 2025 - Pós-natural e outras ecologias, durante o período da Residência Artística no Rio de Janeiro. 

14.3. Sessões de conversa com artistas e/ou produtores de arte, curadores, provocadores, expoentes da atuação artística e tecnológica contemporânea, além de encontros com curador convidado da Edição 2025 visando o desenvolvimento dos projetos de acordo com a proposta apresentada na inscrição, ampliando referências, ferramentas e metodologias utilizadas.

14.4. Uso de máquinas de fabricação digital (impressoras 3D, cortadoras a laser, óculos de realidade virtual, softwares de modelagem digital, sensores e microprocessadores, entre outros equipamentos disponíveis) para desenvolvimento da pesquisa. 

14.5. Atividades presenciais no LAA - Laboratório do Amanhã (Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro) com mentores e técnicos especializados. 

14.6. Materiais de papelaria, como canetas, papel, tesoura, grampeador, podem ser fornecidos pelo LAA aos participantes selecionados mediante solicitação prévia e disponibilidade.

14.7. Acesso agendado a ferramentas, maquinário e apoio técnico para utilização dos equipamentos do LAA - Laboratório do Amanhã;

14.8. Vídeo de curta duração (até 08 minutos) sobre o desenvolvimento do projeto, documentando o processo de trabalho e da participação do(s) residente(s) no programa. A produção desse material será realizada através de sessões de captação de fotografia, vídeo e áudio, em cronograma previamente combinado, dentro do espaço do Museu do Amanhã, durante o período da Residência Artística. O vídeo será entregue em até seis (06) meses após o encerramento da Residência Artística.

14.9. O Museu do Amanhã não se compromete a fornecer quaisquer outros materiais ou equipamentos que não façam parte precisamente da estrutura disponível no LAA - Laboratório do Amanhã, para a realização da Residência Artística. 

14.10. As características do LAA - Laboratório do Amanhã, estrutura e regras de uso do espaço estão descritas no Anexo II deste Edital. 

15.  SOBRE A BOLSA DE RESIDÊNCIA

15.1. O Museu do Amanhã entrará em contato com os participantes selecionados, a partir da divulgação do RESULTADO DE SELEÇÃO no site do Museu do Amanhã, conforme cronograma do item 16 deste edital. 

15.2. Os participantes selecionados deverão preencher e assinar o TERMO DE COMPROMISSO (ANEXO I) para participação da Residência Artística conforme cronograma do item 16 deste edital. 

15.3. O pagamento relativo à Bolsa de Residência Artística e Auxílio Financeiro será depositado aos Participantes via transferência eletrônica e/ou pagamento bancário em conta corrente/poupança em nome do Participante.

15.4. A bolsa de Residência Artística Museu do Amanhã 2025 - Pós-natural e outras ecologias contempla 1 (uma) passagem de ida e volta (cidade de origem - Rio de Janeiro - cidade de origem) para o(s) participante(s) COMPROVADAMENTE NÃO RESIDENTES DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO, residentes em território nacional, a partir do aeroporto ou rodoviária mais próxima do endereço por ele registrado, para o período da Residência Artística presencial no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro. 

15.5. É de RESPONSABILIDADE ÚNICA E EXCLUSIVA do participante da Residência Artística a reserva e pagamento da hospedagem no Rio de Janeiro durante o período da Residência Artística Museu do Amanhã 2025 - Pós-natural e outras ecologias, estabelecido no item 17 deste edital, bem como adoção de qualquer providência relativa a viagem, transporte, locomoção e alimentação durante a sua participação.

16.  DO RESULTADO DE SELEÇÃO

16.1. O resultado da seleção será publicado no dia 23 de julho de 2025, através do site do Museu do Amanhã.

16.2. Serão divulgados os nomes dos Participantes selecionados.

16.3. Os participantes selecionados receberão e-mail do Museu do Amanhã para dar sequência ao cadastro de participação na Residência Artística. 

17.  CRONOGRAMA E ETAPAS

ETAPA 1 - INSCRIÇÃO EM EDITAL

09 de maio  Lançamento do Edital

16 de maio  Divulgação dos convidados no projeto e nome dos júris

04 de junho  Live Tira-dúvidas

23 de junho  Encerramento das inscrições

ETAPA 2 - SELEÇÃO PARA A RESIDÊNCIA ARTÍSTICA

16 de junho a 18 de julho  Período de seleção dos residentes participantes 

23 de julho  Divulgação do Resultado final 

24 e 25 de julho  Assinatura de Termo de Compromisso  

ETAPA 3 - PROGRAMA DE RESIDÊNCIA ARTÍSTICA

28 de julho a 31 de agosto  Acompanhamento curatorial online

01 a 28 de setembro  Residência presencial no Museu do Amanhã, na cidade do Rio de Janeiro

18. DA PROTEÇÃO DE DADOS E CONFIDENCIALIDADE

18.1. O PROPONENTE se compromete e se obriga, sempre que aplicável na execução do presente Edital, a cumprir a legislação sobre Proteção de Dados Pessoais e as determinações de órgãos reguladores/fiscalizadores sobre a matéria, em especial, a Lei Federal nº 13.709/2018 – Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (“LGPD”) e suas eventuais alterações e regulamentações, desonerando o IDG/Museu do Amanhã de quaisquer penalidades que possam ser atribuídas pelo não cumprimento da legislação na execução deste documento.

18.2. O PROPONENTE concorda em manter a mais completa confidencialidade quanto ao conteúdo das informações objetos deste documento, comprometendo - se a fazer com que os seus empregados, contratados ou prepostos mantenham o mais absoluto sigilo sobre todos os dados, materiais, informações, documentos e especificações técnicas ou comerciais fornecidas pelo IDG/MUSEU DO AMANHÃ no decorrer da execução dos termos do presente EDITAL, sendo vedada a divulgação, reprodução, duplicação, revelação e utilização de tais dados, materiais, informações, documentos e especificações técnicas ou comerciais, sob qualquer hipótese, salvo determinação legal ou autorização prévia e expressa do IDG/MUSEU DO AMANHÃ.

19. LICENÇA DE USO CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM

19.1. Os participantes deverão licenciar o uso de seus direitos da personalidade, nome, imagem e voz, constante em fotos, gravações, imagens e outros meios de registros, incluindo o desenvolvimento de trabalhos, encontros com mentores, ações expositivas e outros eventos relacionados à sua participação, mediante assinatura do Termo de Compromisso (Anexo I). 

19.2. Os participantes deverão licenciar o uso dos direitos autorais patrimoniais das obras produzidas durante o projeto ao Instituto de Desenvolvimento e Gestão - IDG, organização gestora do Museu do Amanhã garantidos os devidos, conforme o disposto na Cláusula Nona do Termo de Compromisso, que deverá ser assinado por cada participante, e cuja minuta consta como Anexo I ao presente Edital de Seleção, para elaboração, gravação e publicação de catálogo e outros produtos e materiais de registro e divulgação do programa, autorizando assim, o uso e a divulgação completa deste material, consideradas sua reprodução, transmissão, retransmissão, distribuição, comunicação ao público, veiculação em qualquer tipo de mídia e por qualquer meio ou processo existente e a sua execução pública, comercial ou não.

19.3. A licença concedida não prejudica o exercício do direito autoral moral do autor, estando certo que em qualquer uso realizado os devidos créditos de autoria da obra serão devidamente mencionados, na forma da lei.

20. DISPOSIÇÕES GERAIS

20.1. Não são objetos do Edital de Residência Artística Museu do Amanhã 2025 - Pós-natural e outras ecologias: realização de montagem e eventos, lançamento de álbuns e publicações, exposição e/ou circulação.

20.2. Local da Residência Artística: Laboratório de Atividades do Museu do Amanhã, Museu do Amanhã, Praça Mauá, 1. Centro, Rio de Janeiro - RJ, 20081-240.

20.3. Dúvidas em relação a esse edital poderão ser tiradas através da Live de Tira-Dúvidas, a ser realizada no dia 4 de junho de 2025, no canal do Museu do Amanhã no Youtube, às 19h. Após essa data, outras dúvidas poderão ser enviadas até o dia 10 de junho de 2025 para o endereço de e-mail: laboratorio@idg.org.br 

20.4. A presença nas atividades programadas de acompanhamento online e Residência Artística presencial é obrigatória, sendo que qualquer ausência deverá ser justificada. 

20.5. Na hipótese de ausência injustificada, caberá à Comissão de Seleção do Museu do Amanhã decidir sobre a permanência ou não do Participante no projeto.

20.6.  Na hipótese de impossibilidade de contato com os participantes selecionados até o dia 30 de agosto de 2025, outros proponentes aplicantes deste edital poderão ser selecionados em uma segunda chamada, a critério e avaliação do Museu do Amanhã.

20.7. Os PROPONENTES se obrigam a adotar conduta justa e ética, respeitando as diretrizes estabelecidas nos Códigos de Ética do IDG, disponíveis no endereço eletrônico https://www.idg.org.br/pt-br/codigo-de-etica, os quais desde já declara conhecer e estar vinculada.

20.8. Para dirimir quaisquer questões decorrentes deste EDITAL, não resolvidas na esfera administrativa, será competente o foro da Comarca da Capital do Estado do Rio de Janeiro.

GLOSSÁRIO 

ACOMPANHAMENTO ONLINE: Encontros semanais, de até 2 horas, com curadoria da residência do Museu do Amanhã, como forma de enriquecer as pesquisas e projetos dos residentes e estabelecer planos de trabalho para as semanas de pesquisa. Poderá haver ou não convidados externos nestes encontros. Os encontros semanais serão realizados no período entre 28 de julho e 31 de agosto de 2025. 

PARTICIPANTES: Artistas e/ou produtores de arte selecionados por esse edital e aptos a realizar a residência artística. 

PROPONENTES: Artistas e/ou produtores de arte elegíveis para a inscrição conforme item 5 deste edital. 

LAA: Laboratório do Amanhã - Espaço dedicado para a realização da Residência Artística Museu da Amanhã 2025 - Pós-natural e outras ecologias.

RESIDENTES: Artistas e/ou produtores de arte selecionados para programa de aprofundamento e pesquisa artística, ao longo de nove semanas, em modelo híbrido (on-line e presencial), com o objetivo de adensar investigações artísticas em torno das temáticas apontadas no item 2 deste edital. 

RESIDÊNCIA ARTÍSTICA: Diversas atividades promovidas entre artistas, produtores de arte, curadores, pesquisadores e o Museu do Amanhã. O programa de residência inicia-se com visitas a museus, galerias e plataformas independentes, promovendo trocas e diálogos entre os residentes. Encontros regulares serão organizados com artistas locais, além de sessões de discussão de portfólio com curadores. Nesta Residência Artística também estão previstos cafés com foco em relacionamento profissional, que irão acontecer periodicamente, incentivando a construção de conexões e colaborações.

O ato da inscrição implica na aceitação e na concordância com as normas e critérios contidos neste edital. 

A inscrição no presente Edital não obriga o IDG - Instituto de Desenvolvimento e Gestão a formalizar qualquer acordo com o PROPONENTE, tampouco consiste em qualquer promessa e/ou compromisso de formalização, contratação e parceria

termo de compromisso
regras de uso do LAA
formulário de inscrição

ANEXO I - TERMO DE COMPROMISSO

ANEXO II - REGRAS DE USO DO LAA - LABORATÓRIO DO AMANHÃ

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A Residência Artística do Museu do Amanhã é realizada pelo Laboratório de Atividades do Amanhã (LAA), apresentado pelo Santander.