40 anos do Centro de Primatologia do Rio de Janeiro | Museu do Amanhã

40 anos do Centro de Primatologia do Rio de Janeiro - Caminhos para preservação

Observatório do Amanhã
Início: 
quarta, 13 de novembro de 2019
Término: 
quarta, 13 de novembro de 2019
Local:
Auditório do Museu do Amanhã
Horário:
qua 9h30-17h

O Centro de Primatologia do Rio de Janeiro (CPRJ) completa, em novembro, 40 anos de criação. Para comemorar, o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), órgão vinculado à Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (Seas), e o Museu do Amanhã promovem o seminário 40 anos do Centro de Primatologia do Rio de Janeiro: caminhos para a preservação, no próximo dia 13 de novembro, de 9h30 às 17h30, aqui no nosso auditório.

  • Inscreva-se gratuitamente aqui.
     

O seminário está alinhado ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas número 15, que defende a importância da adoção de medidas para “deter a perda de biodiversidade”.

Gratuito e aberto ao público em geral e especializado, o evento trará pesquisadores de referência em primatologia no Brasil e no mundo. O seminário será uma oportunidade para conhecer as ações desenvolvidas pelo CPRJ em prol da conservação dos primatas brasileiros e as principais linhas de pesquisa na temática ao longo desses 40 anos.

Entre os especialistas que irão ministrar palestras estão: Alcides Pissinatti, gestor do Centro de Primatologia do Rio de Janeiro; e o primatólogo, herpetólogo e antropólogo físico Russell Alan Mittermeier, autor de mais de 700 artigos científicos.

PROGRAMAÇÃO

13.NOV - 8H30 ÀS 17H30 

8h30 - Credenciamento

9h30 - Abertura

10h - Palestra do Dr. Pissinatti 
Tema: O CPRJ e estratégias para preservação de símios

10h50 - Palestra do Dr. Russell Alan Mittermeier
Tema: A importância do trabalho do CPRJ na conservação dos primatas brasileiros

12h às 13h30 - Intervalo para almoço

14h - Palestra do Dr. Leandro Jerusalinsky
Tema: ICMBio/CPB (Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Primatas Brasileiros)
Tema: A atuação do CPB, e o Plano de Ação Nacional para a Conservação dos Primatas da Mata Atlântica e da Preguiça-da-coleira, e as contribuições do CPRJ

14h50 - Palestra do Dr. Carlos Ramon Ruiz
Tema: O Programa de Conservação do Mico-Leão-Dourado e o CPRJ

15h40 - Palestra da Fiocruz – Dr. Marcos Freire
Tema: A importância dos primatas na pesquisa biomédica e a participação do CPRJ nas pesquisas da vacina da febre amarela 

16h30 - Pergunta aos palestrantes

17h - Sorteio de Livros e Encerramento ​

O Museu do Amanhã é gerido pelo Instituto de Desenvolvimento e Gestão – IDG, e conta com patrocinadores e parcerias que garantem a manutenção e execução dos projetos e programas ao longo do ano. O projeto é uma iniciativa da Prefeitura do Rio de Janeiro, concebido em conjunto com a Fundação Roberto Marinho, instituição ligada ao Grupo Globo.