Ameaçados - Planeta em Transformação | Museu do Amanhã

Ameaçados - Planeta em Transformação

Exposições Temporárias
Arte composta por foto de um rinoceronte em preto e branco do lado esquerdo e do lado direito, fundo branco escrito "Ameaçados, Planeta em Transformação, Fotografias de Érico Hiller"
Início: 
terça-feira, 23 de janeiro de 2018
Término: 
domingo, 29 de abril de 2018
Local:
Museu do Amanhã
Horário:
ter - dom 10h-17h

A reflexão sobre os efeitos das ações humanas sobre o Planeta Terra mais uma vez ganha espaço no Museu do Amanhã. Nossa nova exposição temporária, “Ameaçados - Planeta em Transformação”, reúne em 30 imagens selecionadas o olhar do fotógrafo brasileiro Érico Hiller acerca dos efeitos das mudanças climáticas nas Maldivas, o drama dos rinocerontes na África e na Ásia, os poucos caminhos ainda exuberantes da Mata Atlântica Brasileira, além de registrar as modificações sofridas pelo Ártico, percorrendo o Monte Kilimanjaro, na Tanzânia. A mostra será aberta ao público no dia 23 de janeiro, e ficará em cartaz até 29 de abril, no Lounge, localizado no mesmo pavimento da Exposição Principal.

A exposição reúne projetos autorais de Hiller, que, desde 2010, percorre o mundo fotografando e, há dez anos, iniciou as pesquisas sobre as transformações do Planeta. Além de mostrar os cliques de ambientes naturais ameaçados, as imagens selecionadas também exibem parte do trabalho “A Jornada do Rinoceronte”, que virou livro no ano passado. A obra denuncia práticas criminosas e superstições que podem levar, nos próximos anos, à extinção dos mamíferos de chifres cobiçados.

“O meu trabalho é voltado para a ciência e pesquisas social e ambiental, combinando com as diretrizes do Museu do Amanhã, que encara a fotografia como uma ferramenta de transformação, com viés educacional. É a primeira vez que vejo todos os meus projetos juntos em um único espaço, e isso é motivo de muito orgulho”, comemora Érico Hiller, que atua como fotógrafo documental independente e colabora para publicações como National Geographic Brasil, Rolling Stone e Marie Claire.

Algumas experiências e exposições estão sujeitas à lotação para segurança e conforto do visitante. Fechamos às 18h e, por isso, as filas para essas experiências e exposições podem ser encerradas horas antes.

O Museu do Amanhã é gerido pelo Instituto de Desenvolvimento e Gestão – IDG, e conta com patrocinadores e parcerias que garantem a manutenção e execução dos projetos e programas ao longo do ano. O projeto é uma iniciativa da Prefeitura do Rio de Janeiro, concebido em conjunto com a Fundação Roberto Marinho, instituição ligada ao Grupo Globo.