Oficina Ervas do Sagrado | Museu do Amanhã

sábado, 12 de dezembro de 2020
Museu do Amanhã
sab 10h-13h

Para celebrar o aniversário de 5 anos do Museu do Amanhã, juntamos a Horta do Amanhã e o Evidências das Culturas Negras numa atividade só. A Oficina Ervas do Sagrado terá como convidada a Yalorixá Mãe Celina de Xangô. A atividade acontece dia 12 de dezembro, às 10h, no Terreiro de Curiosidades do Museu do Amanhã e na nossa Horta do Amanhã.

Inscreva-se gratuitamente aqui

A atividade referencia os rituais de cuidado, proteção e cura que se originam nos ancestrais africanos e indígenas através das ervas em seus diversos usos. Desde a antiguidade, muitas espécies de plantas são manipuladas pelos seres humanos com a intenção de adquirir as energias benéficas presentes em sua aura, segundo cada fé. Nessa atividade, vamos conhecer um pouco mais sobre esses rituais.

Cronograma:

• 10h às 12h - Roda de Conversa com Mãe Celina no Terreiro de Curiosidades sobre uso de ervas no processo de cura e proteção dentro das religiões de matriz africana; confecção com os participantes de placas que serão posicionadas na caixa de plantio no momento da atividade;
  • 12h às 13h - Plantio das ervas na caixa da Horta do Museu do Amanhã.

Convidada:

• Mãe Celina de Xangô: Yalorixá com 30 anos de iniciação no candomblé, gere sua casa de santo com ampla atividade e tem como parte da sua missão dividir esses ensinamentos de autoproteção, prosperidade e cuidado através da sabedoria dos Orixás. Gestora do Centro Cultural Pequena África há doze anos. Em 2011 e 2012 foi convidada pela Arqueologia da UFRJ a participar do reconhecimento de objetos africanos encontrados nas escavações do Cais do Valongo, localizado na Zona Portuária do Rio de Janeiro, local que recebeu o título de Patrimônio Histórico da Humanidade dado pela Unesco, por ser o único vestígio material da chegada dos africanos escravizados nas Américas. É idealizadora e criadora do projeto O Poder das Ervas, que realiza oficinas e palestras de contato com os saberes do candomblé em diversos eventos e públicos. Celina Rodrigues já participou de grandes eventos internacionais como o WOW Festival (2018 e 2019), Festival Climax (FRA) e Noite das Ideias 2020 (RJ) ao lado personalidades do mundo como Ailton Krenak. A oficina O Poder das Ervas já aconteceu no Museu do Amanhã, Museu de Arte do Rio, Centro Cultural Pequena África, Academia da Ahlma e Retrato Espaço Cultural; na Pinacoteca de São Paulo, no Teatro Oficina, em Lion, na França, e em Berlim, Alemanha.

A atividade está comprometida com a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), que prevê 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), clique aqui para saber mais.

Objetivo 3: Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades
Objetivo 4: Assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos
Objetivo 11: Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis