Rolê Sapiência | Museu do Amanhã

Rolê Sapiência: Sobrecarga da Terra

Educativo
Início: 
sábado, 24 de julho de 2021
Término: 
sábado, 24 de julho de 2021
Idade: 
12-15
Local:
Sala Virtual
Horário:
sab 15h-16h30

O próximo Rolê Sapiência, atividade voltada para o público de 12 a 15 anos, terá o tema Sobrecarga da Terra. O encontro acontece dia 24 de julho, sábado, às 15h, em sala virtual (os inscritos vão receber o link para acessar a sala por e-mail).

Inscrições encerradas

Há 51 anos, a Humanidade vem utilizando mais recursos do que o planeta é capaz de renovar. A primeira vez que alcançamos a sua sobrecarga foi em 1970, quando aos 29 dias do mês de dezembro tínhamos utilizado todos os recursos que a Terra conseguia produzir até o dia 31. Desde então, temos conseguido antecipar cada vez mais esse lamentável marco.

Em 2020, como reflexo direto da pandemia, a data foi atrasada, mas, neste ano, antecipamos novamente, e em quase um mês. O dia da sobrecarga da Terra será 29 de julho.

Nesta terceira edição, o Rolê Sapiência busca reconhecer as escolhas e atitudes – individuais e coletivas – que contribuíram para a configuração deste cenário e debater ações possíveis. Teremos como ferramenta de mediação um jogo com descobertas de palavras e conceitos relacionados, capazes de promover a troca de informação e conhecimento entre os participantes.

 

A atividade está comprometida com a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), que prevê 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), clique aqui para saber mais.

Objetivo 2: Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável
Objetivo 6: Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos
Objetivo 7: Assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todos
Objetivo 11: Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis
Objetivo 12: Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis
Objetivo 13: Tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos 
 

  

  

O Museu do Amanhã é gerido pelo Instituto de Desenvolvimento e Gestão – IDG, e conta com patrocinadores e parcerias que garantem a manutenção e execução dos projetos e programas ao longo do ano. O projeto é uma iniciativa da Prefeitura do Rio de Janeiro, concebido em conjunto com a Fundação Roberto Marinho, instituição ligada ao Grupo Globo.