120+2 | Museu do Amanhã

sábado, 16 de dezembro de 2017
Museu do Amanhã
sab 10h-17h

O Museu do Amanhã celebra os seus 2 anos lembrando uma data muito importante para a cidade do Rio de Janeiro, os 120 anos da Providência, a primeira favela do Brasil. Para nós, essa data é especialmente representativa, pois somos vizinhos do Morro da Favela, como era chamado o Morro da Providência, e que por causa disso, determinou o nome desse tipo de ocupação urbana.

Preparamos um dia inteiro de atividades para toda a população carioca, e claro, para os nossos vizinhos. No dia 16 de dezembro, teremos rodas de conversa com moradores e convidados sobre memória, inovação e tecnologia; oficina de pipa; apresentação de música e dança; ações educativas imperdíveis; visitação mediada durante todo o dia; uma seleção de filmes para todas as idades e muita música!

PROGRAMAÇÃO

11h00 - 13h00: Roda de conversa Memórias do Morro da Favela | Átrio do Museu do Amanhã

Moradores de várias áreas do Morro da Providência se reúnem com o público para compartilhar suas histórias de vida.

13h15 - 14h00: Apresentação do Bonde do Jack | Átrio do Museu do Amanhã

O coletivo Bonde do Jack* une arte e entretenimento através da música, dança, produção artística e debates sobre a cultura House na cidade do Rio de Janeiro. Com foco na diáspora negra, o grupo gera uma plataforma sustentável para o desenvolvimento de projetos afins a esta cultura, ofertando ao público uma experiência ímpar, unindo o chão (dança), coração (sentimentos e sensações) e a atmosfera (música).

* Bonde é referência aos grupos juvenis da cultura Funk Carioca; e Jack ao início da música House e ao brinquedo "Jack in the Box" (Jack na caixa) que inspirou um dos principais movimentos de dança House.

14h00 - 15h30: Oficina de Pipa | Terreiro de Curiosidades

Oficina de produção de Pipas aberta para todas as idades, com Marquinhos da Providência, morador do morro, conhecido pela oficinas de pipa com as crianças e jovens da região.

13h30 - 17h00: Cine Clube | Observatório do Amanhã

O Cineclube Revolucionário do Morro da Providência é um projeto que proporciona aos moradores da favela, localizada na região do Centro do Rio de Janeiro, acesso à sétima arte e “sem sair de casa”. Com exibição de filmes para entretenimento e reflexão, após as sessões são realizadas rodas de conversas e troca de experiências, às vezes, com participação de profissionais envolvidos nos filmes: diretores, roteiristas, atores e etc. O cineclube surgiu em 2016, da necessidade orgânica de arte, cultura, lazer e mais integração social na favela e da garra de seus realizadores que vão de moradores à voluntários, pessoas interessadas em promover desenvolvimento humano.

15h00 - 17h00: Roda de Conversa Inovação e Tecnologia Social nas favelas do Rio | Átrio do Museu do Amanhã

Moradores de diversas favelas cariocas e profissionais que trabalham com o tema compartilham seus projetos, ações e experiências.

- Raquel Spinelli, projeto Providenciando à Favor da Vida
- Maurício Hora, Casa Amarela do Morro da Providência
- Sila Vieira, Grupo Carteiro Amigo da Rocinha
- Ernani Alcides Alexandre da ONG Redes da Maré
- Luiz Alberto Oliveira, curador do Museu do Amanhã
- Paulo Knauss Diretor do Museu histórico Nacional
- Pedro Évora, RUA Arquitetos
- Instituto Black Bom
- Grupo Galpão Aplauso

17h - 18h30: Encerramento com DJ | Átrio do Museu do Amanhã

Além disso, ao longo de todo o dia, teremos:

Exposição de fotos “Museu do Amanhã: Da Guanabara à Providência” (16 e 17 de dezembro)
Reúne publicações selecionadas do Instagram a partir de desafio proposto pelo coletivo @eutonanuvem. A mostra retrata o Museu, a Praça Mauá, o Boulevard Olímpico e o Morro da Providência e integra o evento  120+2, que celebra os 2 anos do Museu do Amanhã e os 120 da Providência.

- Apresentação do Galpão Aplauso: O Grupo Galpão Aplauso apresentará, em vários momentos do dia em em diversas áreas do museu, o “pocket show” intitulado “Eco Providência” que tem como temática imaginar o Morro da Providência daqui a 50 anos, dialogando com a programação do Museu do Amanhã. O show é encenado pelos jovens artistas, formados pelo projeto social Galpão Aplauso, da Zona Portuária do Rio de Janeiro, desde de meados dos anos 90.

- Trilhar os Amanhãs (10h30 às 16h30)
Visitas mediadas pela equipe de educação do museu ao longo da exposição principal.
Logo após assistirem ao vídeo do Cosmos, primeira grande área da Exposição Principal, os visitantes são convidados a realizar uma visita mediada em grupo ao longo da exposição. Neste dia as visitas estarão relacionadas ao tema “Espaços de Vida e Soluções Urbanas”, em sinergia com a proposta 2 + 120 (comemoração de 120 anos no Morro da Providência e 2 anos do Museu do Amanhã). Não é necessário inscrição prévia. A visita dura em média uma hora e o ponto de encontro é logo após a área Cosmos.

- Trilhar os Amanhãs em libras (10h30 e às 16h30)
Visitas mediadas em libras ao longo da Exposição Principal. Neste dia as visitas estarão relacionadas ao tema “Espaços de Vida e Soluções Urbanas”.  Não é necessário inscrição prévia. A visita dura em média uma hora e o ponto de encontro é na bilheteria do museu em dois horários: 10:30 e 16:30.

- Praticáveis: Espaço de vida e soluções urbanas
Ações educativas, em fluxo, ao longo da Exposição Principal, relacionadas ao tema “Espaços de Vida e Soluções Urbanas”. Não é necessário inscrição prévia. Os visitantes que estiverem pela exposição principal vão se deparar com uma estação de jogos ou brincadeiras, e poderão participar por um tempo variável de acordo com o seu interesse.