Novidades na Exposição | Museu do Amanhã

Atualizações na Exposição de longa duração

Exposição Principal

Nossa exposição de longa duração, com uma narrativa que compreende cinco grande áreas, recebeu diversas atualizações cobrindo o período da pandemia de Covid-19. Como o planeta respondeu à parada brusca que demos? Que fatores influenciam no surgimento de pandemias? Como o coronavírus chegou aos seres humanos?

Além disso, a partir da reabertura, o público deverá percorrer a Exposição em sentido único, sem possibilidade de retorno, para evitar aglomerações. Confira abaixo as novidades.

COSMOS

O percurso para a entrada na primeira área da exposição será diferente e sinalizado ao público. Dentro da sala, a experiência de assistir ao vídeo deve provocar novas sensações e reflexões, pautadas pela vivência da pandemia, o isolamento social e a perspectiva da finitude. 

TERRA 

Nesta segunda parte da narrativa, foi atualizado o interativo Terra é Azul, no Cubo da Matéria. Fotos de cidades durante a pandemia serão mostradas junto com imagens do planeta vista por satélites para que o público possa visualizar como a paisagem das cidades mudou durante a quarentena forçada. 

ANTROPOCENO 

Nessa área, o vídeo do Crescimento da Compreensão, que mostra a história do movimento ambiental desde a década de 40 e chegava até o Acordo de Paris, em 2016, foi atualizado com informações sobre o mundo com a pandemia do coronavírus. 

AMANHÃS 

A área conta com atualizações nos interativos Cidades Conectadas e Biodiversidade e dois novos vídeos. Na área de Sociedades, a médica Jurema Werneck, atual diretora-executiva da Anistia Internacional no Brasil, aborda os impactos sociais, econômicos e ambientais da pandemia e suas consequências na vida das grandes cidades. Na área Planeta, a bióloga da Fiocruz Marcia Chame fala sobre os fatores biológicos que influenciam no surgimento das epidemias. 

O interativo Biodiversidade foi atualizado com informações sobre as características do coronavírus, como ele surgiu e como chegou até os humanos. 

IRIS+

Para evitar a contaminação, a IRIS+, a assistente virtual do Museu, estará temporariamente desativada durante o processo de reabertura.

O Museu do Amanhã é gerido pelo Instituto de Desenvolvimento e Gestão – IDG, e conta com patrocinadores e parcerias que garantem a manutenção e execução dos projetos e programas ao longo do ano. O projeto é uma iniciativa da Prefeitura do Rio de Janeiro, concebido em conjunto com a Fundação Roberto Marinho, instituição ligada ao Grupo Globo.