Bicicleta & Economia | Museu do Amanhã

Bicicleta & Economia

Início: 
terça-feira, 08 de outubro de 2019
Término: 
terça-feira, 08 de outubro de 2019
Evento principal: 
Local:
Terreiro de Curiosidades
Horário:
ter 16h-18h

No dia 08 de outubro, o último encontro deste ciclo promoverá o debate sobre a participação da bicicleta na economia nacional e todo o seu potencial para a geração de emprego, renda e novas oportunidades de desenvolvimento socioeconômico. Além disso, o encontro abordará o potencial econômico do cicloturismo para estimular o desenvolvimento regional.  Participarão do debate Daniel Guth, diretor geral da Associação Bicicletas para Todos e coordenador de projetos da Aliança Bike, e Juliana DeCastro, bióloga, mestre em Engenharia de Transporte e especialista em Planejamento e Gestão Ambiental. 

Participe! 

Convidado

 Daniel Guth é diretor geral da Associação Bicicletas para Todos e coordenador de projetos da Aliança Bike - Associação Brasileira do Setor de Bicicletas. É co-autor dos livros “O Brasil que pedala: cultura da bicicleta nas cidades pequenas” (Ed.Jaguartirica, 2018), “A Bicicleta no Brasil” (2015) e “Desistir nunca foi uma opção” (Ed.Original, 2013). Guth foi coordenador de implantação das ciclofaix as de lazer de São Paulo e viabilizou também o mapeamento das ciclorrotas de São Paulo e Salvador.  


 Juliana DeCastro é bióloga, mestre em Engenharia de Transporte e especialista em Planejamento e Gestão Ambiental. Desde 2012 desenvolve pesquisas pelo Programa de Engenharia de Transportes (Coppe/UFRJ) com enfoque na relação entre transporte, energia e meio ambiente. Atualmente integra o Núcleo Estratégico de Transporte e Turismo (PLANETT) e apoia como conselheira a Associação Transporte Ativo. Além de atuar como consultora de desenvolvimento de projetos relacionados à Mobilidade Sustentável. Meio Ambiente e Educação. 

O Museu do Amanhã é gerido pelo Instituto de Desenvolvimento e Gestão – IDG, e conta com patrocinadores e parcerias que garantem a manutenção e execução dos projetos e programas ao longo do ano. O projeto é uma iniciativa da Prefeitura do Rio de Janeiro, concebido em conjunto com a Fundação Roberto Marinho, instituição ligada ao Grupo Globo.