Meninas de 10 anos: Emergências climáticas | Museu do Amanhã

Meninas de 10 anos: Emergências climáticas

INSCRIÇÕES ATÉ 30 DE MAIO

O projeto Meninas de 10 anos aposta na potência do encontro entre meninas e mulheres a fim de se romper estereótipos, fomentando nelas valores como sororidade, empatia, identificação e confiança.

A partir de uma série de encontros com meninas de diferentes territórios e realidades socioeconômicas da cidade do Rio de Janeiro, o projeto se desdobra para debater questões referentes ao lugar da mulher e do feminino em nossa sociedade e sua representatividade na ciência. Em 2021, o projeto conta com patrocínio da Engie.

O Programa de Educação do Museu do Amanhã, comprometido com a função e missão social do Museu, desde 2017 realiza o projeto Meninas de 10 anos, que nasce como desdobramento do seminário 10 meninas na construção dos amanhãs, realizado no Museu do Amanhã em parceria com o Fundo de População da ONU (UNFPA), tendo como mote o relatório do UNFPA 10. O documento revela como nosso futuro depende de meninas nessa idade decisiva, demonstrando como a vida de todas as meninas é radicalmente transformada a partir dos 10 anos.

Para a quarta edição, o Museu do Amanhã tem como objetivo empoderar meninas hoje em prol da valorização da equidade de gênero na ciência, bem como seu papel fundamental no desenvolvimento de ações ambientais eficazes para as próximas décadas em diálogo com a Agenda 2030 e aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

Para se inscrever, confira se cumpre os critérios básicos:

• Ser menina.
  • Ter entre 10 e 16 anos.
  • Estar matriculada em instituição de ensino formal (pública ou privada).
  • Residir na cidade do Rio de Janeiro.
  • Autorização e acompanhamento de responsável maior de 18 anos durante toda a vigência do projeto.
  • Ter acesso à internet e equipamento (notebook, computador, tablet ou celular).
  • Ter disponibilidade para participar de encontros aos sábados e quartas-feiras durante a vigência do projeto, entre os meses de junho e novembro de 2021.