Chamada Pública: Meninas de 10 anos | Museu do Amanhã

Chamada Pública: Meninas de 10 anos - Emergências Climáticas

Destaques
Início: 
sábado, 21 de maio de 2022
Término: 
sexta, 10 de junho de 2022
O programa Meninas de 10 anos: Emergências climáticas é patrocinado por Engie.

Inscreva-se até 10 de Junho para participar do processo seletivo da 5ª edição do programa Meninas de 10 anos: Emergências Climáticas, uma formação sobre as emergências climáticas para meninas e jovens de 10 a 16 anos de idade. A chamada é lançada no dia 21 de maio, em referência ao Dia Internacional da Biodiversidade (22/05). 

Inscrava-se gratuitamente para participar do processo seletivo
Confira a chamada pública

Para acompanhar e orientar as participantes, contaremos com educadoras, formadoras, tutoras, especialistas e cientistas. Nesta edição, serão disponibilizadas 60 vagas para  meninas com idades entre 10 e 16 anos de todo o território nacional. Os encontros serão realizados aos sábados de 10h às 13h, através da plataforma virtual ZOOM, entre os meses de Junho e Outubro de 2022. 
 
O Programa Meninas de 10 anos teve sua primeira edição em 2017 como desdobramento do Seminário 10 meninas na construção dos amanhãs realizado no Museu do Amanhã em parceria com o Fundo de População da ONU (UNFPA), tendo como mote o relatório do UNFPA 10- Como nosso futuro depende de meninas nessa idade decisiva, que demonstra como a vida de todas as meninas é radicalmente transformada a partir dos 10 anos de idade. Assim, o programa educativo do Museu do Amanhã reuniu 10 meninas, com idades entre 9 e 12 anos, de diferentes realidades socioeconômicas da cidade para debater e refletir sobre o lugar da mulher e do feminino em nossa sociedade, através de ações lúdicas e educativas.

 

A atividade está comprometida com a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), que prevê 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), clique aqui para saber mais.

Objetivo 4: Assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos
Objetivo 5: Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas
Objetivo 8: Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos
Objetivo 10: Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles
Objetivo 11: Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis
Objetivo 12: Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis
Objetivo 13: Tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos

   
  ​ 

O Museu do Amanhã é gerido pelo Instituto de Desenvolvimento e Gestão – IDG, e conta com patrocinadores e parcerias que garantem a manutenção e execução dos projetos e programas ao longo do ano. O projeto é uma iniciativa da Prefeitura do Rio de Janeiro, concebido em conjunto com a Fundação Roberto Marinho, instituição ligada ao Grupo Globo.