Oficina Sai-Fai - Ficção Científica à Brasileira

INSCRIÇÕES ATÉ 10/10
- Inscreva-se gratuitamente aqui
- Confira o termo de referência aqui
PROFESSORES
- Ale Santos: Roteirista e Escritor Afrofuturista
Finalista do Jabuti 2020, 50 mais criativos pela Wired Festival e vencedor do Sim à Igualdade Racial 2020. Neste ano lançará o romance O Último Ancestral pela Harpercollins Brasil, é Podcaster no Infiltrados No Cast e Criador da série Ficções Selvagens.
- Alexey Dodsworth: Pesquisador, escritor e roteirista
Doutor em Filosofia em regime de duplo título pela Universidade de Veneza e pela Universidade de São Paulo. Escritor e roteirista de ficção científica e fantasia, foi duas vezes ganhador do Prêmio Argos por seus romances “O Esplendor” e “Dezoito de Escorpião”. Finalista do Prêmio Nascente USP e do Prêmio LeBlanc de ficção especulativa e fantasia. Foi assessor especial no Ministério da Educação e consultor da UNESCO no Brasil. Atualmente, é membro do conselho do Instituto de Estudos Avançados e Convergentes da Unifesp e pesquisador associado à Universidade de Veneza e cursa nova pós-graduação em ensino de Astronomia pelo IAG-USP.
- Lu Ain-Zaila: Pedagoga e escritora afrofuturista
É pedagoga. Escritora afrofuturista das obras Duologia Brasil 2408 - (In)Verdades e(R)Evolução (2016-2017), Sankofia (2018) e Ìségún (2019). Possui contos publicados em coletâneas, ministra atividades educativas, já coordenou pesquisa cultural e tem se dedicado à pesquisas relacionando literatura negra, ficção especulativa e educação.
- Julie Dorrico: Pesquisadora e curadora de literatura indígena
Julie Dorrico é indígena Macuxi. Doutora em Teoria da Literatura na PUCRS. Autora da obra “Eu sou macuxi e outras histórias” publicada pela editora Caos e Letras (2019). Primeiro lugar no concurso Tamoios/FNLIJ/UKA de novos escritores indígenas em 2019. Administradora coletiva do perfil @leiamulheresindigenas no Instagram.
- Lidia Zuin: Jornalista e pesquisadora
Jornalista, pesquisadora em futurologia, professora e palestrante. Possui mestrado em semiótica pela PUC-SP e doutorado em artes visuais pela UNICAMP. Assina uma coluna sobre tecnologia e cultura no TAB UOL e no site O Futuro das Coisas, além de atuar como pesquisadora freelancer para empresas como UP Lab e Envisioning. É professora da disciplina de tecnologias emergentes e futurismo no Istituto Europeo di Design. Com dois TEDx talks ministrados, Lidia ainda conta com uma carreira literária, tendo publicado contos de ficção científica em coletâneas e ebooks.
A atividade está comprometida com a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), que prevê 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), clique aqui para saber mais.
Objetivo 4: Assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos
Objetivo 5: Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas
Objetivo 10: Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles
Objetivo 11: Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis
Objetivo 12: Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis
Objetivo 13: Tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos