O Futuro do Transporte | Museu do Amanhã

Ciências às Seis e Meia: ‘O futuro do transporte: veículos de levitação magnética’

Observatório do Amanhã
Ciências às Seis e Meia: ‘O futuro do transporte: veículos de levitação  magnética’
Início: 
quarta, 04 de julho de 2018
Término: 
quarta, 04 de julho de 2018
Local:
Observatório
Horário:
qua 18h30-20h30

A qualidade de vida nas grandes cidades é afetada todos os dias por longos engarrafamentos. Além de prejudicar a mobilidade da população, a maior parte dos veículos também está presa no sinal vermelho da sustentabilidade, aumentando a poluição do ar. 

Na próxima edição do Ciências às Seis e Meia, dia 4 de julho, às 18h30, o pesquisador Richard Stephan abordará os veículos de transporte urbano por Levitação Magnética (MagLev) e discutir como eles podem solucionar problemas de transporte nas cidades. Na palestra, Stephan, que é professor titular da COPPE/UFRJ e do Departamento de Engenharia Elétrica da UFRJ, também apresentará diferentes métodos de Levitação Magnética empregados para transporte e os principais projetos em operação no mundo. Um destaque será dado ao projeto MagLev-Cobra, desenvolvido pela COPPE/UFRJ e em operação 

Stephan tem larga experiência em projetos de levitação magnética. Membro do IEEE, o Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos, que reúne os principais especialistas nesse campo em todo o mundo, ele também é pesquisador sênior do CNPq e Cientista do Nosso Estado da FAPERJ.

Ciências às Seis e Meia
O projeto Ciência às Seis e Meia é um ciclo de palestras de grandes cientistas aberto para todos que gostam de conhecer novas ideias e perspectivas nas mais diversas áreas do conhecimento. Promovido há mais de vinte anos pela SBPC, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, em 2018 o Ciência às Seis e Meia é realizado em parceria
com o Museu do Amanhã e ocorre toda primeira quarta-feira do mês,sempre às seis e meia. O projeto também conta com a parceria do site de divulgação científica A Ciência Explica.

O Museu do Amanhã é gerido pelo Instituto de Desenvolvimento e Gestão – IDG, e conta com patrocinadores e parcerias que garantem a manutenção e execução dos projetos e programas ao longo do ano. O projeto é uma iniciativa da Prefeitura do Rio de Janeiro, concebido em conjunto com a Fundação Roberto Marinho, instituição ligada ao Grupo Globo.