Ciência Cidadã | Museu do Amanhã

Ciência Cidadã

LAA | Laboratório de Atividades do Amanhã
Foto: Antonio Pacheco / Museu do Amanhã
Início: 
sexta, 20 de maio de 2016
Término: 
sexta, 08 de julho de 2016
Local:
Laboratório de Atividades do Amanhã
Horário:
ter 15h-18h
sex - sab 15h-18h

A ciência como ferramenta de cidadania; o cidadão como agente científico. Para fundir e potencializar esses dois elementos, o Laboratório de Atividades do Amanhã (LAA) e a Fundação Roberto Marinho apresentam o projeto “Ciência Cidadã”, uma série de palestras e oficinas sobre temas que estão rompendo as fronteiras da pesquisa científica tradicional e capacitando os cidadãos do século XXI com novos conhecimentos.

As oficinas do Ciência Cidadã são realizadas pela equipe do LAA e pelo Olabi, empresa social de estímulo à inovação, criatividade e tecnologia. A programação tem sessões semanais até julho, todas gratuitas, com participação mediante inscrição e sujeita a lotação do espaço.

Inscrições encerradas

Confira abaixo a lista completa da programação do Ciência Cidadã para o mês de julho:

Oficina 6 - Biotecnologia: crescendo micro-organismos a partir de coisas nojentas (para crianças a partir de 8 anos, com acompanhante) 
01/07, sexta-feira | 15h - 18h
Utilizando a incubadora de cultivo de micro-organismos, os participantes vão entender fundamentos da microbiologia e deste equipamento central em um “biohackerspace" ou laboratório de ciência cidadã.

Roda de Conversa 3 - Labs de baixo custo INSCRIÇÕES ABERTAS
02/07, sábado | 15h - 18h

Oficina 7 - Biorrobótica: hackeando uma planta carnívora INSCRIÇÕES ABERTAS
05/07, terça-feira | 15h - 18h

Oficina 8 - Biorobótica: hackeando uma planta carnívora (para crianças a partir de 8 anos, com acompanhante)
08/07, sexta-feira | 15h - 18h

Veja abaixo a programação que aconteceu em maio e junho dentro do Ciência Cidadã:

Oficina 1 - Genômica: extraindo DNA do morango e de sua saliva
24/05, terça-feira | 15h - 18h
É possível entender mais do universo da genômica a partir de materiais de dia a dia. Na atividade, os participantes visualizarão o DNA a partir de métodos de baixo custo.

Oficina 2 - Bioeletrônica: brincando com eletrônica e baterias feitas com vegetais (para crianças a partir de 8 anos, com acompanhante)
27/05, sexta-feira | 15h - 18h
A partir de sensores de ondas cerebrais, microcontroladores serão acionados e as pessoas poderão interagir com o ambiente, mudando a cor da luz do ambiente ou as luzes acopladas a um tecido.

Roda de Conversa 1 - Cultura maker e as cidades
28/05, sábado | 15h - 18h
Como a cultura maker e a ciência cidadã causam impacto positivo na vida nas grandes cidades, por meio da criação de hardware e software livres que auxiliam na coleta de dados ambientais, na mobilidade urbana e segurança.

Oficina 3 - Bioeletrônica: aprendendo a fazer um microscópio DIY
03/06, sexta-feira | 15h - 18h
A partir de materiais simples, como uma webcam, os participantes farão um aparelho capaz de visualizar tipos de micro-organismos e entender a constituição de alguns elementos que nos cercam.

Oficina 4 - Biodesign: manipulando tecidos biológicos e "inteligentes" 
10/06, sexta-feira | 15h - 18h
Conheça um tecido criado a partir de bactérias e leveduras e saiba como transformá-lo em “wearables” a partir de componentes eletrônicos e comandos digitais.

Roda de Conversa 2 - Cultive suas roupas
11/06, sábado | 15h - 18h

Oficina 5 - Bioeletrônica: controlando objetos com suas ondas cerebrais
17/06, sexta-feira | 15h - 18h
A partir de sensores de ondas cerebrais microcontroladores serão acionados e as pessoas poderão interagir com o ambiente, mudando a cor da luz do ambiente ou as luzes acopladas a um tecido.

Mini Hack the Brain RIO
24/06 a 26/06, sexta a domingo | 14h - 18h

O Museu do Amanhã é gerido pelo Instituto de Desenvolvimento e Gestão – IDG, e conta com patrocinadores e parcerias que garantem a manutenção e execução dos projetos e programas ao longo do ano. O projeto é uma iniciativa da Prefeitura do Rio de Janeiro, concebido em conjunto com a Fundação Roberto Marinho, instituição ligada ao Grupo Globo.