Antropoceno: um novo tempo para um novo mundo | Museu do Amanhã

Ciências às Seis e Meia | Antropoceno: um novo tempo para um novo mundo

Foto da área Antropoceno da nossa Exposição Principal, mostrando as grandes telas da área que apresentam um vídeo sobre os impactos do homem no planeta Terra.
quarta, 01 de agosto de 2018
quarta, 01 de agosto de 2018
qua 18h30-20h

O que é Antropoceno? Quais os impactos das ações do homem no planeta Terra? Na próxima edição do Ciências às Seis e Meia, que acontecede dia 1 de agosto, às 18h30, no Observatório do Amanhã (aqui no Museu do Amanhã), serão discutidas as diferentes abordagens para identificar o início do Antropoceno e as evidências de que, desde o ponto de vista da química, da biologia e das ciências ambientais, estamos em um novo tempo, diferente do Holoceno.

Para falar sobre essa nossa época geológica em que estamos vivendo, convidamos a professora, pesquisadora e coordenadora do Laboratório de Química Atmosférica e Poluição na UFRJ, Graciela Klachquin.

Graciela Klachquin atualmente é Professora Titular do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Pesquisadora Nível 2 do CNPq e coordenadora do Laboratório de Química Atmosférica e Poluição na UFRJ. Já publicou 120 artigos científicos e orientou 32 alunos de mestrado e doutorado. Atualmente suas linhas de pesquisa são: Determinação do impacto de uso de combustíveis derivados do petróleo e gás natural na qualidade do ar urbano, Interação floresta-ambiente urbano, Reações de compostos biogênicos na atmosfera e Gases de Efeito Estufa.

Nas últimas décadas, o homem tem se convertido em uma força geológica, competindo com as forças naturais, no impacto e modificação do sistema Terra. O termo Antropoceno foi proposto pelos cientistas Paul Crutzen e Eugene F. Stoemer, em 2000, para descrever esse novo tempo e enfatizar o papel preponderante do homem na geologia e na ecologia.

Não há dúvidas de que o homem tem modificado o Planeta de uma forma inequívoca e, em alguns casos irreversível, e que os conceitos do Holoceno não podem mais ser utilizados para descrever as tendências das variáveis químicas e biológicas e o futuro do sistema Terra como um todo. O amanhã depende, em grande medida, das ações para otimizar a relação do homem com o meio ambiente.

Ciências às Seis e Meia

O projeto Ciência às Seis e Meia é um ciclo de palestras de grandes cientistas para públicos não especializados. Criado nos anos 80 pela Regional Rio de Janeiro da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), tornou-se programa indispensável para quem gosta de conhecer novas ideias e perspectivas nas mais diversas áreas do conhecimento. Para o ano de 2018, o Ciência às Seis e Meia é realizado em parceria com o Museu do Amanhã e ocorre na primeira quarta-feira do mês, sempre às seis e meia.

Ciência às Seis e Meia é organizado pela SBPC – RJ e SBPC – Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, em  parceria com o Museu do Amanhã e o site de divulgação científica A Ciência Explica.