Ciência às 6 e Meia | Museu do Amanhã

Ciência às Seis e Meia: O avanço sobre as terras indígenas no Brasil hoje

Observatório do Amanhã
Foto de uma criança indígena segurando um papel escrito "Futuro?"
Início: 
quarta, 04 de abril de 2018
Término: 
quarta, 04 de abril de 2018
Local:
Observatório do Amanhã
Horário:
qua 18h30-20h

O conflito entre interesse econômico, a urgência da preservação ambiental e o direito à terra sempre foi ponto sensível no debate público no Brasil. A tensão tem se agravado nos últimos anos com a construção de megaprojetos e aumento da atividade agropecuária, que prometem trazer avanço econômico ao país – ainda que às custas de retrocessos ambientais e sociais. Muitos povos indígenas se encontram, assim, no olho do furacão: junto a outros povos tradicionais, têm seu modo de vida radicalmente alterado por atividades econômicas que não fazem parte de suas tradições. Ter o direito à terra negado não significa menos espaço físico para suas atividades produtivas – é uma ameaça à reprodução de sua cultura e tradições, do seu modo de viver. 

  • Inscreva-se gratuitamente ao final dessa página

Estas questões estarão no centro da conversa com o professor Antonio Carlos de Souza Lima, coordenador do Laboratório de Pesquisas em Etnicidade, Cultura e Desenvolvimento (Museu Nacional/UFRJ). Ele estará aqui no Museu do Amanhã para o próximo Ciência às Seis e Meia, no dia 4 de abril – mês que abriga o dia do Índio (19/04) e o dia da Terra (22/04). 

Lima, que é etnólogo especialista em antropologia política e política indigenista, conta que um dos objetivos do debate no dia 4 é trazer a história recente do reconhecimento dos direitos de indígenas à terra, “tal como definidos pela Constituição de 1988”. Ele tratará, também, do polêmico conflito de interesses “em um cenário de pressões pautadas a partir do modelo de desenvolvimento rural que tem o agronegócio e suas estratégias como fundamentais”.

Ciências às Seis e Meia

O projeto Ciência às Seis e Meia é um ciclo de palestras de grandes cientistas para públicos não especializados. Criado nos anos 80 pela Regional Rio de Janeiro da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), tornou-se programa indispensável para quem gosta de conhecer novas ideias e perspectivas nas mais diversas áreas do conhecimento. Para o ano de 2018, o Ciência às Seis e Meia é realizado em parceria com o Museu do Amanhã e ocorre na primeira quarta-feira do mês, sempre às seis e meia.

Ciência às Seis e Meia é organizado pela SBPC – RJ e SBPC – Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, em  parceria com o Museu do Amanhã e o site de divulgação científica A Ciência Explica.

O Museu do Amanhã é gerido pelo Instituto de Desenvolvimento e Gestão – IDG, e conta com patrocinadores e parcerias que garantem a manutenção e execução dos projetos e programas ao longo do ano. O projeto é uma iniciativa da Prefeitura do Rio de Janeiro, concebido em conjunto com a Fundação Roberto Marinho, instituição ligada ao Grupo Globo.