Clube de Leitura do Museu do Amanhã | Museu do Amanhã

Clube de Leitura do Museu | "Memórias de um sargento de milícias"

Programa de Amigos
sábado, 18 de julho de 2020
sábado, 18 de julho de 2020
Sala Virtual
sab 10h-12h

Uma parceria entre o Programa Amigos do Amanhã (NOZ) e a Blooks Livraria, o Clube de Leitura do Museu do Amanhã reúne em todo terceiro sábado do mês participantes interessados em compartilhar não apenas a leitura do livro escolhido, mas também outros saberes, experiências vividas e referências a obras lidas em edições anteriores. Ele foi criado em 2017 (veja aqui a lista de livros já debatidos) com o intuito de aprofundar os eixos temáticos do museu e os conteúdos trabalhados durante o ano em sua programação.

O livro do mês de junho é Memórias de um sargento de milícias (Editora Vozes de Bolso), de Manuel Antônio de Almeida. Neste dinâmico romance de costumes, o autor registra com humor as atitudes e tradições da sociedade carioca em meados do século XIX.

O atrapalhado protagonista Leonardinho figura, ao lado de Macunaíma, na galeria dos mais representativos anti-heróis de nossa literatura. O professor Mamede Jarouche, da Universidade de São Paulo, assina as notas explicativas e oferece um estudo polêmico, com documentação inédita sobre o autor e a obra. As ilustrações são de Marcelo Cipis.

O Programa de Amigos do Museu do Amanhã é um espaço de engajamento da sociedade civil com o Museu. Ao se juntar a nós, você participa ativamente da programação do Museu, fortalece nossa rede de Amigos e contribui para a construção de projetos baseados em conhecimento e convivência, como o Clube de Leitura!

A atividade está comprometida com a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) que prevê 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), clique aqui para saber mais.

Objetivo 4: Assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos