Clube de Leitura - Programação 2020 | Museu do Amanhã

Clube de Leitura - Programação 2020

Programa de Amigos
Início: 
sábado, 25 de janeiro de 2020
Término: 
sábado, 21 de novembro de 2020

O Clube de Leitura do Museu do Amanhã reúne em todo terceiro sábado do mês participantes interessados em compartilhar não apenas a leitura do livro escolhido, mas também outros saberes, experiências vividas e referências a obras lidas em edições anteriores. Ele foi criado em 2017 (veja aqui a lista de livros já debatidos) com o intuito de aprofundar os eixos temáticos do museu e os conteúdos trabalhados durante o ano em sua programação.

Uma parceria entre o Programa Amigos do Amanhã (NOZ) e a Blooks Livraria, o clube já selecionou as obras que vão ser debatidas em 2020 e que podem ser conhecidas na lista abaixo. Os encontros são presenciais, mas, em virtude da pandemia do coronavírus, desde a edição de março o clube passa a acontecer numa sala virtual divulgada em nossas redes sociais nas semanas que antecedem os encontros. O horário, neste período, será de 10h às 12h. 

Confira abaixo a nossa programação para o ano, com os temas, obras escolhidas e datas. Planeje-se e participe!

25.JANEIRO | Tema: Mente: funcionamento, capacidades, evolução

Livro e Autor: Outras mentes: o polvo e a origem da consciência, de Peter Godfrey-Smith

Resumo: Combinando história natural e filosofia, Peter Godfrey-Smith conta uma nova história da consciência e traz ao centro do debate um dos mais fascinantes membros do reino animal: o polvo. Embora os mamíferos e as aves sejam considerados as criaturas mais inteligentes da Terra, tem se tornado cada vez mais claro que um ramo muito distante da árvore da vida também gerou uma inteligência superior: os cefalópodes, grupo do qual fazem parte os polvos. Sabemos que em cativeiro eles identificam pessoas, atacam tanques vizinhos para roubar comida, tapam drenos e realizam fugas ousadas.

Em Outras mentes, Peter Godfrey-Smith, filósofo da ciência e mergulhador, mostra como organismos primitivos no oceano se tornaram complexos e adquiriram a inteligência necessária para sobreviver. Como o polvo, uma criatura solitária com pouca vida social, se tornou tão inteligente? Comparando os seres humanos com nossos notáveis parentes animais, o autor lança uma nova e crucial luz sobre a mente dos polvos – e, por consequência, da nossa própria consciência.

15.FEVEREIRO | Tema: Carnaval

Livro e Autor: O corpo encantado das ruas, de Luiz Antonio Simas

Resumo: As ruas, como vistas por Luiz Antonio Simas, incorporam o movimento. São terreiro de encontros improváveis, território de Exu, que se manifesta na alteridade da fala e na afluência das encruzilhadas. Do Centro ao subúrbio, as tramas das ruas cariocas confundem-se com sua escrita.

Se João do Rio foi o cronista da alma encantada carioca do início do século XX, Luiz Antonio Simas aparece, cem anos depois, como o historiador do corpo do Rio de Janeiro atravessado pelas flechas do capital cultural e financeiro global. Por isso, contra a barbárie civilizatória, surgem suspiros e mariolas nas sacolinhas de São Cosme e Damião, a simpatia de São Brás para não engasgar, as conversas na feira, o cotidiano da quitanda e o boteco da esquina.

O corpo encantado das ruas reivindica a riqueza dos saberes, práticas, modos de vida, visões de mundo das culturas que não podem ser domados pelo padrão canônico. Dá um olê na historiografia oficial. Aqui, tambor e livro são tecnologias contíguas. O Parque Shanghai é tão importante quanto o Cristo Redentor. Bach é um gênio como Pixinguinha. O Museu Nacional, um território sagrado, que acumulava o axé proporcionado pelos ancestrais à comunidade. Não é um livro sobre resistir. É sobre reexistir. Reinventar afetos, aprender a gramática dos tambores, sacudir a vida para que surjam frestas. Para que corpos amorosos, corpos de festa e de luta se lancem ao movimento e jamais deixem de ocupar a rua.

21.MARÇO | Tema: Mulheres e Ciência

Livro e Autor: A ridícula ideia de nunca mais te ver, de Rosa Montero

Resumo: Em março, mês do Dia Internacional das Mulheres, o Clube de Leitura do Museu do Amanhã vai debater o livro “A ridícula ideia de nunca mais te ver”, da escritora espanhola Rosa Montero. O livro surgiu da leitura que Rosa fez do diário que a cientista e prêmio Nobel Marie Curie escreveu após a morte de seu marido. No livro, Rosa conta a história de Marie Curie, que inventou o rádio, elemento químico que anos depois seria usado na luta contra a doença que vitimou o marido da autora, depois de 21 anos de convivência. É um livro sobre o luto das duas mulheres, os desafios da cientista para manter suas pesquisas depois da morte e da autora para continuar escrevendo.  

25.ABRIL |  Tema/ Efeméride:  Dia da Terra | Dia da Conscientização do Autismo | Dia dos Jovens

Livro e Autor: Nossa casa está em chamas, de Greta Thunberg, Svante Thunberg, Beata Ernman, Malena Ernman

Resumo: Como a luta de uma jovem sueca contra a crise climática alcançou repercussão mundial.

Quando a jovem Greta Thunberg percebeu que a mídia e os políticos não falavam ou faziam nada a respeito da crise climática global ela soube que precisava fazer alguma coisa. A garota então resolveu fazer uma greve escolar toda sexta-feira, sentada em frente ao parlamento sueco, exigindo do governo uma posição sobre medidas que reduzissem a emissão de gás carbônico. Sua atitude inspirou milhares de crianças e adolescentes em todo o mundo e culminou no movimento Fridays for Future, em greves estudantis mundiais pela crise climática e na indicação de Greta ao Nobel da Paz.

Em Nossa casa está em chamas, Malena Ernman, mãe de Greta e famosa cantora de ópera sueca, narra, com a ajuda da família, os acontecimentos que levaram ao ativismo de Greta. Malena conta como a vida cotidiana da família foi abalada quando, aos 8 anos, Greta simplesmente passou a se recusar a comer, e sobre a dificuldade de adaptar e tratar a filha, mais tarde diagnosticada com Síndrome de Asperger e outros transtornos neuroatípicos.

Quando a filha mais nova, Beata, também recebeu o diagnóstico, foi necessário que a família aceitasse que a vida como conheciam acabara para finalmente encontrar a ajuda adequada. Com o olhar de quem gerenciou uma crise até a exaustão, Malena e seu marido, Svante Thunberg, escrevem também sobre a crise climática e sobre como o ativismo foi fundamental para que Greta encontrasse um ponto de equilíbrio. Acompanhando os passos e as descobertas da filha eles nos alertam sobre como nosso estilo de vida atual ameaça a sobrevivência futura da humanidade e o que precisamos entender – e fazer – para que uma vida sustentável seja possível. Nossa casa está em chamas é uma história real comovente, narrada por meio de cenas impactantes e sensíveis. O livro também reúne os discursos poderosos e impactantes que Greta Thunberg fez ao redor do mundo.

16.MAIO | Tema: Família | Diversidade |  Marte

Livro e Autor: A mão esquerda da escuridão, de Ursula K. Le Guin 

Resumo: Escrito há 50 anos, A mão esquerda da escuridão é um marco na literatura de fantasia e ficção científica, vencedor do Hugo e do Nebula, mantendo-se até hoje como uma voz precursora e potente nas discussões da humanidade. 

Enviado em uma missão intergaláctica, Genly Ai, um humano, tem como missão persuadir os governantes do planeta Gethen a se unirem a uma comunidade universal. Entretanto, Genly, mesmo depois de anos de estudo, percebe-se despreparado para a situação que lhe aguardava. Ao entrar em contato com uma cultura complexa, rica, quase medieval e com outra abordagem na relação entre os gêneros, Genly perde o controle da situação. É humano demais, e, se não conseguir repensar suas concepções de feminino e masculino, correrá o risco de destruir tanto a missão quanto a si mesmo.

Em capa dura, com pintura inédita de Marcela Cantuária e prefácio de Neil Gaiman, esta edição celebra o aniversário desta obra magistral. A mão esquerda da escuridão propõe ricas discussões sobre assuntos polêmicos e atemporais - gênero, feminismo, alteridade, filosofia e antropologia -, sendo considerado pela crítica especializada não só um dos mais importantes livros de ficção científica já escritos como também uma verdadeira obra-prima da literatura moderna.

20.JUNHO | Tema:Meio Ambiente | Refugiados Climáticos

Livro e Autor: A longa pétala de mar, Isabel Allende 

Resumo: Em plena Guerra Civil Espanhola, o jovem médico Víctor Dalmau e sua amiga, a pianista Roser Bru-guera, são obrigados a abandonar Barcelona, exilar-se e atravessar os Pirineus rumo à França. A bordo do Winnipeg, navio fretado pelo poeta Pablo Neruda, que levou mais de dois mil espanhóis para Valparaíso, eles embarcaram em busca da paz e da Liberdade que não tiveram em seu país. Recebidos como heróis no Chile — essa “longa pétala de mar e neve”, nas palavras do poeta chileno —, os dois se integrarão na vida social do país durante várias décadas, até o golpe de Estado que derrubou Salvador Allende, com quem Víctor estava ligado por laços de amizade, graças à paixão pelo xadrez. Víctor e Roser se verão novamente desterrados, mas, como diz a autora: “quando se vive o suficiente, todos os círculos se fecham”.

Uma viagem pela história do século XX, de mãos dadas com alguns personagens inesquecíveis que descobriram que numa única vida cabem muitas outras, e às vezes o difícil não é fugir, mas voltar.

18.JULHO | Tema: Convivência e Urbanismo

Livro e Autor: Memórias de um sargento de milícias, de Manuel Antônio de Almeida

Resumo: Neste dinâmico romance de costumes, Manuel Antônio de Almeida registra com humor as atitudes e tradições da sociedade carioca em meados do século XIX. O atrapalhado protagonista Leonardinho figura, ao lado de Macunaíma, na galeria dos mais representativos anti-heróis de nossa literatura. O professor Mamede Jarouche, da Universidade de São Paulo, assina as notas explicativas e oferece um estudo polêmico, com documentação inédita sobre o autor e a obra. As ilustrações são de Marcelo Cipis.

15.AGOSTO | Tema: Sobrecarga da Terra

Livro e Autor: Factfulness - O hábito libertador de só ter opiniões baseadas em fatos, de Hans Rosling, Ola Rosling e Anna Rosling Ronnlund

Resumo: Com texto leve, esta obra ricamente ilustrada por gráficos e tabelas de fácil compreensão é acessível a todos – desde o leigo até o especialista em economia ou estatística. Que porcentagem da população mundial vive na pobreza? Qual é o número de crianças vacinadas no mundo hoje? Quantas meninas terminam a escola? Quando confrontadas com perguntas simples a respeito das tendências globais, as pessoas sistematicamente dão respostas incorretas. Isso acontece quando nos preocupamos com tudo o tempo todo em vez de compreendermos as coisas como realmente são, e perdemos a capacidade de nos concentrar nas verdadeiras ameaças. Tomando emprestado o conceito de mindfulness (o ato de ter atenção plena nas experiências, atividades e sensações do presente), os autores propõem a ideia de factfulness: o hábito libertador de só ter opiniões baseadas em fatos.

Inspirador, bem-humorado e cheio de histórias emocionantes, Factfulness é um livro urgente e essencial que mudará a maneira como você vê o mundo e o capacitará a responder melhor às crises e oportunidades do futuro.

19.SETEMBRO | Tema: Diversidade

Livro e Autor: Pai, pai de João Silvério

Resumo: João nasceu em Ribeirão Bonito, interior de São Paulo, filho mais velho de uma família de classe média baixa. Desde o início, acompanha a forma rude como o pai José trata sua mãe, de origem mais humilde. É vítima, ainda criança, da violência de José, que não aceita sua natureza de “menino maricas”. Antes de completar 10 anos, João entra num seminário, para escapar do ambiente de casa. “Eu iniciava meu processo de ser outro, um homem, sem deixar de ser o mesmo filho de José, o cachaceiro.”. Depois de abandonar o seminário, ele busca sua liberdade, e deixa o Brasil da ditadura para conhecer o mundo. Atravessa graves momentos políticos na América Latina e vivencia a contracultura nos Estados Unidos. Mergulha na escrita e nas artes. Mas a sombra do pai continuará sempre consigo.

24.OUTUBRO | Tema: Antropoceno e pandemia

Livro e Autor: Ideias para adiar o fim do mundo e A vida não é útil, ambos de Ailton Krenak

Resumo: Em 2019, Ailton Krenak lançou Ideias para adiar o fim do mundo, um livro em que critica o afastamento da humanidade em relação à natureza e como essa separação estava na origem de vários desastres socioambientais de nossa era, o Antropoceno. Importante pensador indígena, Krenak nasceu na região do vale do rio Doce, atingida pela extração de minérios e pelo rompimento da barragem de Mariana. O livro antecipou, de certa forma, a tragédia que vivemos neste 2020 marcado pela pandemia do coronavírus. Para reforçar suas ideias sobre o consumismo desenfreado, a devastação ambiental e a visão, em seu ver, errada que temos sobre a sustentabilidade, Krenak lançou um novo livro, A vida não é útil. Leituras que se complementam e nos levam a refletir sobre que Amanhãs queremos e estamos construindo hoje. 

21.NOVEMBRO | Tema: Mês da Consciência Negra

Livro e Autor: Marron e Amarelo de Paulo Scott

Resumo: Um romance impactante, sem paralelos na literatura contemporânea, sobre dois irmãos marcados pela discriminação racial no Brasil.

Os irmãos Federico e Lourenço são muito diferentes. Federico, um ano mais velho, é grande, calado e carrega uma raiva latente. Lourenço é bonito, joga basquete e é “muito gente boa”. Federico é claro, “de cabelo lambido”. Lourenço é preto. Filhos de pai preto, célebre diretor-geral do instituto de perícia do Rio Grande do Sul, eles crescem sob a pressão da discriminação racial. Lourenço tenta enfrentá-la com naturalidade, e Federico se torna um incansável ativista das questões raciais. Federico, o narrador desta história, foi moldado na violência dos subúrbios de Porto Alegre. Carrega uma dor que vem da incompletude nas relações amorosas e, sobretudo, dos enfrentamentos raciais em que não conseguiu se posicionar como achava que deveria.

Agora, com 49 anos, é chamado para uma comissão em Brasília, instituída pelo novo governo, para discutir o preenchimento das cotas raciais nas universidades. Em meio a debates tensos e burocracias absurdas, ele se recorda de eventos traumáticos da infância e da juventude. E as lembranças, agora, voltam para acossá-lo. Marrom e amarelo é um livro que retrata diferentes aspectos de um Brasil distópico, conflagrado, da inércia do comando político à crônica tensão racial de toda a sociedade. É um romance preciso, que nos faz mergulhar nos abismos expostos do país."

Amigos do Amanhã têm 10% de desconto nos pedidos na loja virtual da Blooks Livraria

O Programa de Amigos do Museu do Amanhã é um espaço de engajamento da sociedade civil com o Museu. Ao se juntar a nós, você participa ativamente da programação do Museu, fortalece nossa rede de Amigos e contribui para a construção de projetos baseados em conhecimento e convivência, como o Clube de Leitura!

A atividade está comprometida com a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) que prevê 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), clique aqui para saber mais.

Objetivo 4: Assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos

O Museu do Amanhã é gerido pelo Instituto de Desenvolvimento e Gestão – IDG, e conta com patrocinadores e parcerias que garantem a manutenção e execução dos projetos e programas ao longo do ano. O projeto é uma iniciativa da Prefeitura do Rio de Janeiro, concebido em conjunto com a Fundação Roberto Marinho, instituição ligada ao Grupo Globo.