Conheça a história da primeira favela do Rio de Janeiro | Museu do Amanhã

Conheça a história da primeira favela do Rio de Janeiro

Especial
Morro da Providência / Foto: Marcos Tristão

Alguns historiados acreditam que o Morro da Providência, situado na Região Portuária, tenha sido a primeira favela do Rio de Janeiro. Dois fatores históricos contribuíram para as primeiras ocupações na região: o fluxo migratório de ex- escravos com a abolição da escravatura em 1888 e o grande número de soldados da Guerra de Canudos que desembarcaram no Rio e não tinham moradia. Saiba mais sobre essa história no especial "O Porto do Rio e a construção da alma carioca".