Programa Diálogos para a Sustentabilidade | Museu do Amanhã

Programa Diálogos para a Sustentabilidade

Destaques

Como pontua Ailton Krenak, pensador indígena brasileiro, “nosso tempo é especialista em criar ausências: do sentido de viver em sociedade, do próprio sentido da experiência da vida". Com o programa Diálogos para a Sustentabilidade, o Museu do Amanhã pretende ajudar a construir pontes e caminhos para uma sociedade moldada em preceitos mais sustentáveis.

No lugar de ausência, presença. Em vez do silêncio, conversa. Queremos fomentar discordâncias, concordâncias, ideias. Sempre às tardes, com diálogos agendados uma vez por mês, é ancorado em plataforma que permite - e incentiva - o bate-papo como numa roda de conversa. Aqui, o participante é instado a provocar, dialogar.

Sempre com dois debatedores, joga luz em diversos temas relacionados à vida no planeta, à necessária descarbonização da economia, à biodiversidade, ao saneamento básico, ao desenvolvimento humano. Duas décadas depois de o químico holandês Paul Crutzen, do Instituto Max Planck, popularizar o termo Antropoceno, o Diálogos se propõe a amplificar o debate feito intramuros no Museu.

O primeiro encontro, em 30 de junho, reuniu a bióloga Marcia Chame e o engenheiro florestal Telmo Borges para debaterem Reflorestamento e pandemias. Com mediação do jornalista Emanuel Alencar, assessor de Sustentabilidade do Instituto de Desenvolvimento e Gestão - IDG, o encontro contou com a participação de 48 pessoas e ficará disponível nas redes sociais do IDG. No dia 15 de julho, às 10h, o convidado do Diálogos é o jornalista André Trigueiro, que conversará sobre Água e desenvolvimento.

O Museu do Amanhã é gerido pelo Instituto de Desenvolvimento e Gestão – IDG, e conta com patrocinadores e parcerias que garantem a manutenção e execução dos projetos e programas ao longo do ano. O projeto é uma iniciativa da Prefeitura do Rio de Janeiro, concebido em conjunto com a Fundação Roberto Marinho, instituição ligada ao Grupo Globo.