Baixe o material pedagógico do Museu do Amanhã | Museu do Amanhã

Baixe o material pedagógico do Museu do Amanhã

Engajar os estudantes e professores a partir dos conteúdos abordados na exposição principal do Museu, considerando suas experiências e seus questionamentos, é um dos principais objetivos da equipe de Educação do Museu do Amanhã durante as visitas mediadas com as escolas. Em quatro anos de atuação, foram muitas as ideias e os percursos sugeridos a partir dos temas da exposição de longa duração. Agora, a partir do conhecimento compartilhado nesse período, produzimos um material pedagógico para professores e educadores que querem aprofundar alguns dos temas abordados durante as visitas, em sala de aula.

Baixe aqui o material gratuitamente:

Meio Ambiente e Biodiversidade - Livreto

Meio Ambiente e Biodiversidade - Atividades

Lixo e Poluição - Livreto

Lixo e Poluição - Atividades

Os conteúdos são destinados a estudantes do Ensino Fundamental I e feitos a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Os roteiros pretendem auxiliar no desenvolvimento das competências específicas para a faixa etária trabalhada, principalmente a quarta competência para ciências da natureza da BNCC: Avaliar aplicações e implicações políticas, socioambientais e culturais da ciência e de suas tecnologias para propor alternativas aos desafios do mundo contemporâneo, incluindo aqueles relativos ao mundo do trabalho.

A educadora Hérica Lima conta que os livretos registram a metodologia que foi criada pela própria equipe, ao longo do tempo e da experiência com os mais diversos grupos de estudantes. “A exposição principal do Museu do Amanhã tem uma narrativa que se desdobra em muitas possibilidades de roteiros, a partir dos eixos da convivência e da sustentabilidade e de todo o conteúdo disponível. Há também um diálogo com a experiência dos próprios estudantes e professores. Por isso, o estudante pode vir ao Museu do Amanhã dezenas de vezes e cada visita será diferente da outra”, afirma.

Os temas dos livretos são transversais e buscam se aproximar da realidade de uma criança de 6 a 10 anos de idade, apresentando propostas de abordagens que podem ser desenvolvidas em função dos interesses do grupo. Nestas primeiras publicações, abordamos como assuntos principais destes roteiros, "Meio Ambiente e Biodiversidade" e "Lixo e Poluição" pois eles sugerem caminhos para levantar a discussão com grupos mediados nos espaços da exposição principal, além de apresentarem atividades que podem ser desenvolvidas ao longo do próprio tempo de visita. Os roteiros são oferecidos para o professor no momento do agendamento, de forma que ele possa optar por aquele que mais se adequa ao tema que quer desenvolver com os estudantes.

Os cadernos de atividades, que ficarão disponíveis aqui, contém sugestão de atividades como jogos, contação de histórias, produção de horta e até troca de brinquedos, com o intuito de estimular o consumo consciente além de práticas sustentáveis e colaborativas.