Brincar é Ciência - Semana da Criança | Museu do Amanhã

Educativo
terça-feira, 08 de outubro de 2024
quinta, 03 de outubro de 2024

Em outubro, brinque o clima, crie fantoches e polinize saberes! Do dia 08 ao dia 13 de outubro, vem curtir a Semana da Criança e se divirta aprendendo ciência!

Terça-feira | 8 de outubro

11h - Experimentações do Brincar - Oficina de Retrato

Pinte, desenhe e explore sua criatividade construindo retratos, e conheça artistas que trabalham com esse gênero da pintura ao longo da história em um papo envolvente sobre novas formas de expressão na Arte.

11h - Trilhar os Amanhãs - Fantoches em Extinção

E se nossos educadores fossem personagens da nossa fauna? Visite a exposição de longa duração e curta a mediação do Boto Bernardo, da Preguiça Paloma e da Cacatua Caliu!

14h - Imersão - Polinizando Saberes

Na semana do Dia do Morcego, entenda sua importância ecológica, conhecendo um processo essencial realizado por eles: a polinização. Através de uma imersão no “Cubo da Vida”, descubra como ocorre esse processo, e sua relação com o meio ambiente,  além de conhecer algumas espécies de morcegos!

• ponto de encontro: Cubo da Vida — Exposição Principal

Quarta-feira | 9 de outubro

11h - Trilhar os Amanhãs - Fantoches em Extinção

15h - Imersão - Imediações

Como podemos aprender com os processos de transformação da matéria na natureza? O que é preciso para mudar o estado físico da água? E se todo gelo do mundo derretesse? Faça parte de uma experiência estética e sensível misturando arte e ciência para investigar fenômenos na natureza!

• ponto de encontro: Átrio

Quinta-feira, 10 de outubro

11h - Imersão - Paraquedas Coloridos

Para que servem os paraquedas? A partir de uma intervenção temporária na exposição de longa duração, vem refletir sobre como podemos frear a velocidade das mudanças ocorridas no Antropoceno, projetando fugas e futuros coletivos.

• ponto de encontro: Antropoceno

sexta-feira, 11 de outubro

11h - Trilhar os Amanhãs - Tragédias Gregas e o Antropoceno

No Antropoceno, as transformações aceleradas no planeta despertam um senso de urgência: como escapar das catástrofes? Nas tragédias gregas, toda decisão tomada diante dos impasses resulta num destino trágico inevitável. Será que conseguimos trilhar outros caminhos para os amanhãs?

• ponto de encontro: Bilheteria
  • classificação: livre: a partir de 12 anos

15h - Imersão - Panapaná

Panapaná é o coletivo de quê? Vem refletir sobre as diferentes percepções sobre a liberdade e - através de práticas artísticas - descobrir cores para transbordar no mundo, explorando a exposição Experimenta Ciência!

• ponto de encontro: Exposição Experimenta Ciência

Sábado, 12 de outubro

10h - Experimentações do Brincar - COP dos Bichinhos

Se os animais falassem, o que eles teriam a nos dizer sobre as mudanças que fizemos no mundo? Como essas mudanças afetam suas vidas? Crie fantoches bichinhos e pense no futuro do planeta a partir da perspectiva dos animais em uma conferência sobre mudanças climáticas!

• horário da atividade: 10h

11h - Trilhar os Amanhãs

Visitas presenciais com o público em geral, com horários pré-estabelecidos, sem necessidade de agendamento, com duração de 1h30.

15h - Oficina Caminhada pela Justiça Climática

Será que nossas origens influenciam nosso presente? Que tal refletir sobre justiça climática e como ela pode impactar nosso futuro?

• classificação: a partir dos 12 anos

14h - Oficina de Zine

Extra! Extra! Imagine manchetes para um futuro próximo! Venha produzir zines improvisando cortes, colagens com muita criatividade!

14h - Trilhar os Amanhãs - Fantoches em Extinção

domingo, 13 de outubro

Pequenos Terráqueos

Venha para uma atividade lúdica composta por muita música e outros materiais transformáveis.

• local: Observatório do Amanhã
  • classificação: 0 a 3 anos.
  • credenciamento: 9h50 às 10h20
  • horário da atividade: 10h30 às 11h20

11h30 - Pequenos Terráqueos

• local: Observatório do Amanhã
  • classificação: 3 a 6 anos.
  • credenciamento: 10h50 às 11h20
  • horário da atividade: 11h30 às 12h20

14:30 - Amanhã de Histórias

Conheça e viva narrativas mitológicas, históricas e contemporâneas que exploram a biodiversidade planetária e a nossa relação com o mundo.

• local: Terreiro de Curiosidades
  • classificação: livre para todos os públicos
  • credenciamento: 13h50 às 14h20
  • horário da atividade: 14h30 às 15h20