Celular 50 - Da primeira ligação à próxima geração | Museu do Amanhã

Celular 50 - Da primeira ligação à próxima geração

terça-feira, 23 de maio de 2023
domingo, 20 de agosto de 2023

A exposição Celular 50 - Da primeira ligação à próxima geração é idealizada e produzida pela Araucária Agência Cultural e pelo HACKTUDO - Festival de Cultura Digital. Apresentada pela Motorola, e conta com o patrocínio da Claro e é realizada em correalização com o Museu do Amanhã.

A busca por se comunicar à distância estimulou a inventividade humana incontáveis vezes ao longo da história.

Para superar as limitações de tempo e espaço, recorremos a sinais de fumaça, pombo-correio, telégrafo, telefone, entre outras soluções. Mas nenhuma das soluções trouxe tanta agilidade e liberdade quanto o celular. A tecnologia que transformou o modo como acessamos, compartilhamos e produzimos informação completa 50 anos esse ano. Celebramos a data apresentando ao público uma experiência imersiva na história, nos impactos e nas transformações que o celular causou, causa e causará na sociedade.

A narrativa da exposição perpassa seções de imersão, provocando a reflexão pela Mobilidade e Liberdade, Popularização e Individualização, Multiplicidade, Excesso e Labirinto de Possibilidades. Em cada uma, o público irá mergulahr em experiências que marcaram as gerações dos aparelhos celulares e seus devidos impactos, com um convite final à reflexão do que ainda está por vir.

Os espectadores também terão a oportunidade de conhecer um protótipo original do DynaTAC 8000x, o primeiro celular, criado pelo engenheiro americano Martin Cooper, o exemplar histórico foi cedido pela empresa Dyna LLC, do inventor e popularmente conhecido como “pai do celular".

Retire aqui seu ingresso

Apresentação: Motorola. Patrocínio: Claro, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Governo do Estado do Rio de Janeiro. Apoio: Mosaico, Bemobi, Afya, Radix, Prill. Correalização: Museu do Amanhã, IDG - Instituto de Desenvolvimento e Gestão. Idealização e Produção: Araucária Agência Cultural. Realização: HACKTUDO - Festival de Cultura Digital, CMX Associados, Ministério da Cultura e Governo Federal.