Encontros para o Amanhã | Museu do Amanhã

Encontros para o Amanhã: Inteligências e Bioeconomia

Destaques
Início: 
sábado, 24 de agosto de 2024 16:00
Término: 
sábado, 24 de agosto de 2024 19:00

A segunda temporada do projeto Encontros para o Amanhã está de volta em 2024 com uma edição especial sobre inteligências. Esta temporada promete ser um ponto de convergência para diálogos enriquecedores sobre as múltiplas inteligências que moldam nosso mundo.

Encontros para o Amanhã é uma série de seminários dedicados a fomentar diálogos sobre inteligências naturais, artificiais, relacionais e ancestrais. Ao longo de 2024, esses eventos irão explorar suas interconexões nos campos da tecnologia, ciência, ecologia, clima, saúde, educação, comunicação e cultura. Com o tema A Vida é Inteligente, os seminários serão um espaço permanente para a troca de experiências com especialistas, líderes e influenciadores sobre a construção de futuros possíveis.

Programação

  • 16:00 - 18:00: Seminário com Carina Pimenta, Itamar Vieira Junior e mediação de Flávia Oliveira (Auditório).
  • 18:00 - 19:00: Sessão de autógrafos dos livros do autor Itamar Vieira Junior (Átrio).
     

Inteligências e Bioeconomia 

O tema central desta edição será a relação entre as Inteligências e Bioeconomia e acontecerá no dia 24 de agosto, às 16h. Este evento contará com a presença de destacadas personalidades:

Itamar Vieira Junior é autor dos aclamados romances “Torto Arado” e “Salvar o Fogo” (2019 e 2023, editora Todavia), ele é Doutor em Estudos Étnicos e Africanos pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas/Centro de Estudos Afro-Orientais, Universidade Federal da Bahia (2013) e afirma: "Nenhuma sociedade será mais democrática e menos desigual se a gente não tiver a capacidade de compreender sua diversidade.", colocando a literatura como portal de comunicação que pode nos permitir compreender um pouco mais "a diversidade do nosso meio, do nosso tempo, da nossa sociedade."

Carina Pimenta é Secretária Nacional de Bioeconomia do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima,  ela é formada em Administração de Empresas pela Escola de Administração de São Paulo, da Fundação Getúlio Vargas e é Mestre em Desenvolvimento Social pela Universidade de Sussex. Sobre a bioeconomia, ela pontua:"A gente tá falando de uma sociobioeconomia, uma economia que não é só voltada para a floresta mas também para as populações que habitam essa floresta, (...) que estão ali conservando e também tirando sua renda e seu bem-estar a partir do uso sustentável desses recursos."

A conversa será mediada pela jornalista Flávia Oliveira. Ela é comentarista na GloboNews, colunista no jornal O Globo e na rádio CBN, além de podcaster no Angu de Grilo. Flávia também faz parte do conselho deliberativo da Anistia Internacional Brasil e dos conselhos consultivos de várias organizações, como Uma Gota no Oceano, Ceert, Observatório de Favelas, Agência Lupa, Rede Liberdade, Instituto Sou da Paz, Instituto Ibirapitanga, Perifa Connection e Museu do Amanhã. Além disso, ela é membro do Conselho da Cidade do Rio de Janeiro no grupo temático de Igualdade e Equidade.

Atenção:

  1. Evento sujeito à lotação — vagas limitadas
  2. Ao chegar ao Museu, encaminhe-se à entrada principal. Nossa equipe fará sua recepção, validando seu ingresso e entregando sua pulseira.
  3. A distribuição das pulseiras e a lotação do auditório são por ordem de chegada. O credenciamento começa a partir das 15h.

Experiência Única

Além dos seminários informativos, cada edição será registrada e disponibilizada na íntegra no canal do YouTube do Museu do Amanhã. Os eventos também darão origem a episódios de videocast, oferecendo entrevistas exclusivas com os palestrantes, permitindo que o público continue explorando os temas discutidos.

Encontros para o Amanhã  conta com o apoio da Fundação Dom Cabral. 

O Museu do Amanhã é gerido pelo Instituto de Desenvolvimento e Gestão – IDG, e conta com patrocinadores e parcerias que garantem a manutenção e execução dos projetos e programas ao longo do ano. O projeto é uma iniciativa da Prefeitura do Rio de Janeiro, concebido em conjunto com a Fundação Roberto Marinho, instituição ligada ao Grupo Globo.